Autor: Marcos Figueira por Figueira, M.
novembro, 2013

Google Tag Manager: o que é isso?

Google Tag Manager: o que é isso?

O Google Tag Manager é uma nova ferramenta gratuita do Google que promete a independência do pessoal de marketing do pessoal de TI.

 

Primeiramente é preciso esclarecer o que são TAGS

Tags são pequenos pedaços de código JavaScript que servem para uma infinidade de coisas. Tais códigos servem, por exemplo, para enviar e receber dados. Uma aplicação prática e indispensável de um tag JavaScript é integrar o web site a sistemas de oferecem estatísticas de acesso, como o Google Analytics ou sistemas de anúncios (links patrocinados) como o Google Adwords.

Simplificando, ou tentando simplificar…

Para que se possa analisar o trafego de um web site, por exemplo, é necessário que se edite o código-fonte de diversas páginas do web site e se inclua as “tags” específicas do Google Analytics. Somente assim é possível para o sistema saber quais páginas foram acessadas, a partir de onde, por quem, por quanto tempo etcetera.

Incluir essas tags (pedaços de código) não é uma tarefa simples para um analista ou gerente de marketing sem familiaridade com códigos HTML, JavaScript, PHP, etc… Na verdade é bom que se esclareça, essa tampouco é a sua função ou deva fazer parte do seu conjunto de conhecimentos. Ou seja, para se incluir um simples pedaço de código, como o do Google Analytics, em um web site era (ou é) necessário recorrer ao pessoal de TI, ou ao webmaster, ou ao pessoal que desenvolveu o web site ou à agência que cuida do marketing digital da sua empresa. Alguém tem que fazer isso!

O Google Tag Manager é, por assim dizer, um “consolidador” de tags diversas. O pessoal de marketing, ou o responsável pela administração e métricas do web site, pode criar tags a partir do Google Tag Manager que se encarregará de inserí-las nos lugares apropriados do web site. Tudo isso de forma automeatica e transparente.

Desse modo, pode-se criar tags para o Google Analytics, para o Google Adwords ou mesmo tags mais sofisticadas da Double-Click, de re-marketing ou de sistemas terceiros. Pelo menos assim promete o Google.

Antes de se animar muito, saiba que para que o Google Tag Manager funcione é preciso primeiramente integrá-lo ao seu web site ou loja virtual e, para isso, será necessário incluir essa tag em todas as páginas do site ou loja virtual. Só assim o Google Tag Manager poderá controlar as suas páginas. A boa notícia é que talvez essa seja a última vez que você dependa de TI para isso.

A Wyse é um mix de consultoria e agência de Marketing & Branding especializada em soluções de comércio eletrônico (e-commerce). Podemos ajudar a sua empresa, desde os passos iniciais até a implementação completa da sua loja virtual e, mais além, criamos e gerenciamos campanhas em mídias online que integram a sua loja ao Google Analytics, Google AdWords, Facebook etc que possibilitam um relatório completo e detalhado do seu investimento em mídias de performance.

Agende agora mesmo uma reunião e acelere as suas vendas.


Escritório de Marketinging
Agência de Marketing Digital no Rio de Janeiro
Escritório de Marketing Digital no Rio de Janeiro
Marketing Digital

 

Comente!

Algoritmo
janeiro, 2016
E-Commerce: mudança nas regras de tributação 2016

Novas regras na tributação do E-commerce 2016   A partir de 1º de Janeiro de 2016, as vendas efetuadas via comércio...

Continua
Marketing Is Moving In-House
agosto, 2015
6 Reasons Marketing Is Moving In-House

6 Reasons Marketing Is Moving In-House A new research report from the Society of Digital Agencies finds that in the past year there has...

Continua
Anunciar no Instagram
junho, 2015
Instragram para pequenas e médias empresas

Instragram para pequenas e médias empresas   Com base no modelo de sucesso do Facebook – que tem entre seus anunciantes...

Continua
VER MAIS
Fale Conosco

O que você precisa?

Por favor nos informe o nome da sua empresa, endereço do website, telefone para contato e descreva brevemente o que você precisa.

    21 3598.9180
hello@wyse.com.br
cv@wyse.com.br
Pr.de Botafogo, 228/16º
Botafogo, 22250-145  RJ