Autor: Marcos Figueira por Figueira, M.
junho, 2016

Auditoria de Marca

Quando as velhas minas de carvão não possuíam sistemas de ventilação, os mineiros muitas vezes costumavam levar um canário em uma gaiola para os novos veios de carvão. Os canários são muito sensíveis ao metano e ao monóxido de carbono, o que os tornava ideais para detectar qualquer acumulação de gases perigosos. Enquanto o canário na mina continuava cantando, os mineiros sabiam que o ar do ambiente estava normal. Um canário morto em um mina de carvão significava uma evacuação imediata.

O mesmo acontece com o seu negócio e a sua marca. É necessário fazer uma revisão de rotina para detectar vazamentos e erros em sua plataforma de marca, ouvindo os seus clientes e, se possível, os seus clientes potenciais. Por que? Porque o mercado é imprevisível. Tendências, o que está na moda e o que não está mais, a economia, tudo enfim conspira para fazer de seus clientes atuais e potenciais alvos em movimento constante.

Pesquisas, público alvo, e outras formas de opinião dos seus clientes serão muito valiosas no momento em que você formular novas maneiras de posicionar suas ofertas, diferenciar o seu negócio e se destacar em um mercado saturado.

Uma pesquisa simples

Embora haja inúmeras e distintas maneiras de abordar o seu mercado alvo e assim descobrir o que os outros estão pensando sobre o seu negócio, no final das contas o que você precisa entender são apenas três fundamentos:

– Reconhecimento (será que sabem que o seu negócio existe?)
– Compromisso (estão usando atualmente os seus produtos ou serviços?)
– Satisfação (estão felizes com as suas ofertas atuais e como as entregas?)

Ao começar com um exercício de estratégia de marca ou simplesmente procurar tomar as rédeas de um negócio, geralmente costumamos começar com uma linha de perguntas essenciais:

– O que representa a [nome da empresa] para você?
– O que você diria ser a missão da [nome da empresa]?
– Porque você é especial para [nome da empresa]?
– Qual a maior vantagem que [nome da empresa] lhe oferece?
– Quais são os principais pontos fortes da [nome da empresa]?
– Quais são os principais pontos fracos da [nome da empresa]?
– Quais as necessidades atendidas pela [nome da empresa]?
– Por que a sociedade precisa da [nome da empresa]?
– Você confia na [nome da empresa]?

Por meio da implementação de uma pesquisa simples, você poderá chegar à essência das perguntas de reconhecimento, compromisso e satisfação e será capaz de fazer as correções em curso necessárias para manter o seu negócio se comunicando e agindo para que seus clientes atuais e potenciais respondam.

 

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