auditoria de marca

Auditoria de Marca

Para introduzir o tema auditoria de marca, vou começar com uma breve história.

Quando as velhas minas de carvão não possuíam sistemas de ventilação, os mineiros muitas vezes costumavam levar um canário em uma gaiola para os novos veios de carvão. Os canários são muito sensíveis ao metano e ao monóxido de carbono, o que os tornava ideais para detectar qualquer acumulação de gases perigosos. Enquanto o canário na mina continuava cantando, os mineiros sabiam que o ar do ambiente estava normal. Um canário morto em um mina de carvão significava uma evacuação imediata.

O mesmo acontece com o seu negócio e a sua marca. É necessário fazer uma revisão de rotina para detectar vazamentos e erros em sua plataforma de marca, ouvindo os seus clientes e, se possível, os seus clientes potenciais. Por que? Porque o mercado é imprevisível. Tendências, o que está na moda e o que não está mais, a economia, tudo enfim conspira para fazer de seus clientes atuais e potenciais alvos em movimento constante.

Pesquisas com seu público alvo ou buyer personas, e outras formas de opinião dos seus clientes serão muito valiosas no momento em que você formular novas maneiras de posicionar suas ofertas, diferenciar o seu negócio e se destacar em um mercado saturado.

Uma pesquisa simples

Embora haja inúmeras e distintas maneiras de abordar o seu mercado alvo e assim descobrir o que os outros estão pensando sobre o seu negócio, no final das contas o que você precisa entender estão amparados em apenas três fundamentos:

  1. Reconhecimento (será que sabem que o seu negócio existe?)
  2. Compromisso (estão usando atualmente os seus produtos ou serviços?)
  3. Satisfação (estão felizes com as suas ofertas atuais e como as entregas?)

Perguntas essenciais na sua auditoria de marca

Ao começar com um exercício de estratégia de marca ou simplesmente procurar tomar as rédeas de um negócio, geralmente costumamos começar com uma linha de perguntas essenciais na sua auditoria de marca:

  • O que representa a [nome da empresa] para você?
  • O que você diria ser a missão da [nome da empresa]?
  • Porque você é especial para [nome da empresa]?
  • Qual a maior vantagem que [nome da empresa] lhe oferece?
  • Quais são os principais pontos fortes da [nome da empresa]?
  • Quais são os principais pontos fracos da [nome da empresa]?
  • Quais as necessidades atendidas pela [nome da empresa]?
  • Por que a sociedade precisa da [nome da empresa]?
  • Você confia na [nome da empresa]?

Por meio da implementação de uma pesquisa simples, você poderá chegar à essência das perguntas de reconhecimento, compromisso e satisfação e será capaz de fazer as correções em curso necessárias para manter o seu negócio se comunicando e agindo para que seus clientes atuais e potenciais respondam.

Aqui não tem adivinhação. Todas as campanhas são criadas com base em dados. Data Analytics na veia.

Aqui, falamos sobre um conjunto de conhecimentos, que não se trata apenas de vender produtos. Ele engloba uma variedades de conceitos, estratégias, canais e metodologias, que estão em constante mudança ao longo dos anos para se adaptar às transformações sociais.


Por isso, ainda não era necessário preocupar-se com a construção da marca, segmentação de mercado, muito menos personalização. Uma simples solução para isso era massificar a divulgação, focando em atributos funcionais dos produtos, com meios de comunicação, como TV e rádio para melhorar a visibilidade.

Marcas Institucionais

Os consumidores se tornam únicos, por isso as empresas devem criar estratégias personalizadas para cada pessoa, conforme as suas necessidades, dores, interesses e comportamentos.

Como auditar uma marca

Ao contrário da auditoria de marca, o Outbound Marketing consiste em uma abordagem ativa para prospectar clientes. A empresa vai identificar quem tem potencial para se tornar cliente e utiliza diferentes canais, como banners em sites, social ads, anúncios de TV e ligações telefônicas, para alcançar essas pessoas.

Como fazer a auditoria

É com a auditoria de marca que o Marketing de Conteúdo é utilizado ainda hoje. A diferença é que essa estratégia ganhou um empurrãozinho da web 2.0, que popularizou a produção de conteúdos.

O que é trademark

As estratégias de marketing social entram no contexto do Marketing 3.0, sobre o qual falamos. Se os consumidores exigem que as empresas assumam suas responsabilidades com o futuro do planeta, elas precisam se engajar em causas sociais e ambientais.

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sobre o autor

Marcos G. Figueira
Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

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