Autor: Marcos Figueira por Figueira, M.
julho, 2016

Como protejer os dados dos seus cartões de crédito

Recentemente a VISA finalmente lançou o sistema de pagamento tipo PayPass.

O cliente utiliza uma pulseira ou celular para pagar as suas compras de modo simples, somente aproximando o dispositivo de um terminal, autorizando assim a transação.

Essa não é uma idéia nova, a Apple já há alguns anos introduziu o ApplePay que a qualquer hora desembarca aqui na terrinha. Ou seja, os pagamentos utilizando os mais diferentes dispositivos, de smartphones a relógios -Apple Watch, por exemplo- vão ficar cada vez mais comuns.

A questão é que junto com a tecnologia vêm também os riscos.

Apps Maliciosos

Aplicativos maliciosos podem eventualmente capturar os dados dos seus cartões de crédito e, nesse quesito, aplicativos Android estão em desvantagem em relação aos aplicativos para iOS, visto que a Apple escrutina os Apps em busca de códigos maliciosos antes de disponibilizarem para download na Apple Store. A recomendação é: seja criterioso com cada aplicativo que instalar. Tenha cuidado com aplicativos desconhecidos do grande público. Leia as recomendações e avaliações dos usuários. Não baixe tudo o que vê.

Leitores de cartão à distância

Uma relativa nova ameaça: por reles cinquenta dólares qualquer um pode adquirir no Ebay um scanner que captura as informações do seu cartão de crédito dentro da sua bolsa ou dentro da sua carteira. Esses dispositivos utilizam a tecnologia RFID (radio frequência) para acessar à distância os dados. Um exemplo desses dispositivos é o Vivotech RFID credit card reader, que captura não só o seu nome completo e número do cartão mas também a data de expiração e, pasme, aqueles três dígitos que ficam no verso conhecidos como CVV ou código de verificação.

A boa notícia é que já estão à venda carteiras, mochilas, bolsas e capas que protegem os seus cartões de crédito do acesso à distância a partir desses maliciosos scanners RFID. Uma rápida busca na Amazon e você encontra. Recentemente uma empresa lançou um cartão que deve andar junto com os seus cartões de crédito exatamente para proteger os seus dados, o D-Armor RFID Wallet Blocking Card Protector pode ser encontrado por cerca de vinte dólares, mas já há modelos concorrentes mais baratos. É a eterna briga de gato e rato.

Confira a matéria da Forbes sobre Scanners remotos (em inglês)

 

Comente!

plain vanilla or Boring Businesses
novembro, 2016
Profitable companies are often “boring”

- and there is nothing wrong with that In the history of business, there is perhaps no greater tale of fortune and glory won and lost...

Continua
Disrupção tecnologica
outubro, 2016
A Disrupção de Verdade

Quando falamos em modelos de negócios disruptivos frequentemente nos vem a mente o AirBNB ou o Über. Não há dúvida que o AirBNB está...

Continua
Hacker catóes sfid
julho, 2016
Como protejer os dados dos seus cartões de crédito

Recentemente a VISA finalmente lançou o sistema de pagamento tipo PayPass....

Continua
VER MAIS
Fale Conosco

O que você precisa?

Por favor nos informe o nome da sua empresa, endereço do website, telefone para contato e descreva brevemente o que você precisa.

    21 3598.9180
hello@wyse.com.br
cv@wyse.com.br
Pr.de Botafogo, 228/16º
Botafogo, 22250-145  RJ