Autor: Marcos Figueira por Figueira, M.
outubro, 2016

A Disrupção de Verdade

Quando falamos em modelos de negócios disruptivos frequentemente nos vem a mente o AirBNB ou o Über. Não há dúvida que o AirBNB está impactando a indústria de hospedagem, criando oportunidades de negócio e eliminando modelos convencionais. Do mesmo modo, o Über certamente está promovendo uma revolução na cadeia de transportes. Mas será mesmo que o AirBNB ou o Über representam uma disrupção no sentido mais amplo do termo?

A disrupção “de verdade” ocorre quando não se consegue prever exatamente o que aquela nova tecnologia irá desencadear ou que mercados irão ser impactados, eliminados ou que novos modelos de negócios irão surgir, além da área de influência primária daquela tecnologia.

Carros Autônomos, disrupção em curso

Consideremos a tecnologia dos carros autônomos, que poderá impactar em como nos relacionamos com os nossos veículos. Para que comprar um carro e arcar com todos os custos de propriedade quando podemos chamar (ou programar) um quando precisarmos? Esse fenômeno que já vem sendo percebido na era Über, irá impactar dramaticamente o modelo de comercialização das montadoras de automóveis. Talvez venham a se transformar em redes de serviço. Diversos empregos irão acabar, assim como oficinas mecânicas e os postos de combustível como os conhecemos. Novos modelos de negócios irão surgir. A Tesla, por exemplo, já está anunciando a possibilidade do proprietário de um carro autônomo da marca “alugar” o seu bem enquanto não precisa dele. Tudo através de um app.

Blockchain, a próxima onda disrupção

O indústria financeira só tem olhos para as FinTechs*. Uma série de parcerias entre bancos e empresas startup estão estimulando a exploração do potencial da tecnologia Blockchain para agilizar o processo de transações financeiras.

Bilhões de dólares estão sendo investidos na busca de maneiras de aproveitar melhor as propriedades da tecnologia Blockchain e explorar seu potencial para mudar completamente a forma como as transações são conduzidas.

Se o conceito de Blockchain puder ser aplicado como se pensa, todo o processo de pagamentos poderá ser agilizado, melhorando significativamente a transparência, a eficácia, a velocidade de liquidação, a confiabilidade e a segurança, além de reduzir custos. Pagamentos entre países, por exemplo, que podem demorar de três a cinco dias para serem liquidados, poderiam ser processados em questão de minutos. Da mesma forma, cartas de crédito e outras transações.

Seguramente, a tecnologia da Blockchain tem o potencial de melhorar muito a experiência de pagamentos e, com isso, reformular a estrutura do panorama financeiro atual. A transparência da Blockchain permitiria a redução significativa do número de participantes envolvidos no processo de transação, reduzindo as etapas em um pagamento e, assim, melhorando sua eficácia.

Muitos bancos estão explorando alternativas em que a tecnologia Blockchain poderia ser utilizada para simplificar os processos de bancos correspondentes (em que os pagamentos passam por uma série de instituições), na convicção de que, mais adiante, a Blockchain possa substituir o modelo de transação tradicional.

Um modelo de registro de transações baseado em Blockchain poderá representar o fim de modelos de negócios tradicionais como bancos, financeiras, cartórios e, quem sabe, o surgimento de modelos impensados ou mesmo de uma nova sociedade.

*FinTech ou Tecnologia Financeira é uma indústria composta por empresas que usam a tecnologia para tornar a indústria de serviços financeiros mais eficiente.

 

Comente!

plain vanilla or Boring Businesses
novembro, 2016
Profitable companies are often “boring”

- and there is nothing wrong with that In the history of business, there is perhaps no greater tale of fortune and glory won and lost...

Continua
Disrupção tecnologica
outubro, 2016
A Disrupção de Verdade

Quando falamos em modelos de negócios disruptivos frequentemente nos vem a mente o AirBNB ou o Über. Não há dúvida que o AirBNB está...

Continua
Hacker catóes sfid
julho, 2016
Como protejer os dados dos seus cartões de crédito

Recentemente a VISA finalmente lançou o sistema de pagamento tipo PayPass....

Continua
VER MAIS
Fale Conosco

O que você precisa?

Por favor nos informe o nome da sua empresa, endereço do website, telefone para contato e descreva brevemente o que você precisa.

    21 3598.9180
hello@wyse.com.br
cv@wyse.com.br
Pr.de Botafogo, 228/16º
Botafogo, 22250-145  RJ