Como escrever um texto assertivo em 3 passos simples

Independentemente do seu trabalho, cargo ou setor, a comunicação escrita é uma habilidade que pode diferenciá-lo dos seus colegas. Aqui vai uma estrutura de três passos para ajudar você a aprimorar suas habilidades de escrita — seja redigindo um e-mail, um documento formal, uma postagem nas redes sociais ou qualquer outra coisa.

Primeiro, determine o propósito do que você está escrevendo. Qual resultado você deseja alcançar? Você está buscando informar, persuadir ou fazer um pedido? Deixe que esse propósito norteie o conteúdo e o estilo da sua comunicação do início ao fim.

Depois, identifique claramente quem é seu público e fale diretamente com ele. Isso significa usar uma linguagem que eles compreendam e uma voz que ressoe com eles. Também envolve antecipar e responder às perguntas deles — antes mesmo que eles precisem fazer.

Por fim, qual é o seu ponto central? Essa é a substância essencial da sua escrita. Para localizar a mensagem que você deseja transmitir, pergunte-se como você explicaria isso ao seu público em 15 segundos ou menos. Então, vá direto ao ponto logo no início do seu documento, dentro das primeiras 40 a 50 palavras.

O uso de sistemas de LLM, como o Bard, ChatGPT e outros, pode ser bastante sedutor devido à facilidade e rapidez com que essas ferramentas proporcionam respostas. No entanto, é essencial reconhecer que, com o uso contínuo dessas tecnologias, podemos gradualmente perder nossa habilidade inata de escrever. Escrever não é apenas um ato de colocar palavras no papel; é um processo intrínseco de pensar, formular ideias e expressá-las claramente. Ao delegar essa capacidade a uma máquina, corremos o risco de atrofiar nossa capacidade de pensar de forma crítica e independente. Por isso, enquanto aproveitamos as vantagens desses sistemas avançados, devemos também manter o hábito de praticar nossa escrita, garantindo que nossa capacidade de pensar e articular pensamentos de forma independente e autônoma.

Marcos Figueira é sócio da Wyse (https://wyse.com.br), um mix de agência e consultoria especializada em Branding e Marketing que atuam de forma integrada.