marketing digital para startups

Como começar a vender quando ninguém te conhece?

Embora aqui na Wyse nós tenhamos muita experiência trabalhando para startups fazendo marketing digital para obter leads e gerar vendas, o problema é sempre o mesmo e pode ser resumido em apenas uma palavra: Confiança.

Por que há um problema com a confiança?

É porque, quando você está pronto para mostrar seu produto ao mundo, ninguém – literalmente ninguém – sabe sobre sua marca.

Então, por exemplo, se sua startup vende camisetas, por que eu compraria uma camiseta da sua empresa? Não conheço sua marca. Se eu comprar uma camiseta na sua loja de e-commerce, como saberei se ela chegará na minha casa?

Essas são as perguntas que tantas startups enfrentam de seus clientes em potencial, e se sua startup tem um aplicativo é um problema duplo, porque você tem que convencer seus clientes a fazer o download e depois fazer uma compra.

Em uma startup, se você não vende, você literalmente não come.
Como você começa a fazer vendas quando ninguém sabe sobre você?

Ok, fazer otimização de mecanismos de busca é um processo de longo prazo, marketing de mídia social também leva tempo, mas pode ajudar… a única coisa que podemos fazer para gerar resultados quase que imediatos é publicidade paga, mas para isso precisamos de um orçamento.

No marketing digital você tem essencialmente três opções para divulgar seu site, e-commerce, ou blog:

  • Otimização para mecanismos de busca
  • Marketing em mídias sociais
  • Publicidade paga

Agora, por onde começar?

A otimização para mecanismos de busca, conhecido como SEO, é um processo longo; pode levar meses para ver o tráfego orgânico crescer em seu site ou blog, mas quando você obtém tráfego orgânico, as chances de obter leads ou vendas são grandes.

O marketing em mídias sociais também é um processo demorado, porque se o seu site ou blog for novo, ninguém saberá sobre esse nova marca. Então, o trabalho aqui é escolher a plataforma de mídia social certa para promover seu site ou blog e começar o trabalho de formiguinha, devagar e sempre.

A publicidade paga é a maneira mais rápida de promover seu site, e-commerce ou blog porque, por exemplo, se você executar uma campanha para obter leads no Facebook, obterá leads durante essa campanha. Entretanto, quando a campanha terminar, você não receberá mais leads ou vendas provenientes da campanha finalizada.

Portanto, a forma ideal de divulgar seu site, e-commerce ou blog é uma combinação dessas três estratégias.

Precisamos de vendas

O GoogleAds é o caminho mais certeiro para obter leads e vendas no curto prazo. Você pode combinar com Google Rede Display (banners) para aumentar o alcance e a eficácia de sua campanha. O GoogleAds atinge quem já está à procura de seu produto ou serviço. Já os banners atingem quem está navegando casualmente e se depara com a sua oferta.

Colocar um meio de contato eficiente como um webchat pode ser um incentivo. As pessoas precisam sentir que existe uma pessoa por trás da marca. Especialmente se você é uma nova marca, as pessoas podem não confiar em você imediatamente.

Agora, existem chatbots que podem fazer o trabalho de responder perguntas, mas minha recomendação para você é responder às perguntas pessoalmente, pelo menos na fase inicial, para que você possa entender melhor seus clientes e desenvolver um relacionamento com eles.

Dica: evite receber pedidos via webchat ou Whatsapp. É importante que as pessoas sigam o funil de vendas para que você possa mensurar com precisão os resultados dos seus esforços de marketing e das sua campanhas.

O poder das recompras

O segredo do crescimento da vasta maioria dos negócios online está na recorrência (recompra). Quanto mais um cliente compra, maior o seu LTV (Lifetime Value) e, consequentemente, o seu lucro.

Certifique-se que o seu produto ou serviço cumpre a promessa. Faça um esforço para entregar com agilidade. Foque no pós-venda. Utilize cada oportunidade para falar com os seus clientes.

Confiança = Vendas

Assumindo que a sua oferta seja honesta (produto de qualidade e preço adequado), se as pessoas confiarem em você, você terá vendas.

Eu sei que você quer vendas imediatas e recorrentes. Isso levará tempo. A minha recomendação é trabalhar paralelamente às campanhas de mídia paga, em um plano de mídia social com o objetivo de construir relacionamento e confiança. Trata-se de um trabalho de médio-longo prazo, mas vale a pena.

Mesmo que você trabalhe em uma startup, onde tudo acontece em um ritmo acelerado, entenda que tudo tem o seu tempo e é fundamental construir o seu negócio sobre fundações sólidas.

Saiba que a Wyse pode ajudar a sua empresa no desenvolvimento de seu planejamento de marketing digital, na criação das suas campanhas e no monitoramento dos resultados. Nós já ajudamos centenas de empresas a alcançarem os seus objetivos. Agende uma reunião e veja como podemos ajudá-lo.

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sobre o autor

Marcos G. Figueira
Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

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