Já ouviu falar sobre funis de marketing? 🤔 Essencialmente, um funil de marketing é um modelo que ilustra o caminho do cliente desde o primeiro contato com sua marca até a decisão de compra e fidelização. Ele é dividido em etapas: atração, consideração, decisão e pós-venda. Vamos entender como isso pode revolucionar a sua estratégia de negócios?
Na fase de atração, seu objetivo é captar a atenção dos potenciais clientes. Isso pode ser feito por meio de conteúdos relevantes como blog posts, vídeos e postagens em redes sociais. Pensa em uma isca, algo irresistível para seu público-alvo. Já na etapa de consideração, você quer nutrir esses leads com informações que os ajudem a perceber que sua solução é a melhor para as suas necessidades. Aqui, oferecem-se ebooks, webinars, e comparativos de produtos.
A decisão é a fase onde o lead está pronto para dar o próximo passo. É crucial apresentar provas sociais, como depoimentos de clientes e estudos de caso, além de ofertar condições especiais como descontos ou trials gratuitos. Assim, você elimina as últimas objeções e facilita a compra.
Pós-venda não pode ser negligenciada. A fidelização é tão importante quanto captar novos clientes. Ofereça atendimento de qualidade, suporte contínuo, e mostre que você valoriza a experiência do cliente. Um cliente satisfeito pode se tornar um embaixador da marca, trazendo novos negócios.
Integrar um funil de marketing bem estruturado pode transformar radicalmente a forma como você gerencia suas interações com clientes em potencial. Ele permite um acompanhamento sistemático e metrificado, otimizando assim seus recursos e estratégias. E o melhor de tudo, ele pode ser adaptado para qualquer tipo de negócio, seja você uma startup ou uma empresa já consolidada.
Marcos Figueira é sócio da Wyse Brandformance (https://wyse.com.br), um mix de agência e consultoria especializada em Branding e Marketing que atuam de forma integrada.