o que é imagem de marca?

A imagem da marca é um conjunto de associações que formam a percepção dos consumidores sobre uma determinada empresa, organização, produto ou serviço.

É a soma de todas as interações das pessoas com a marca, em todos os pontos de contato, e suas crenças acerca da personalidade da marca.

Neste artigo, explicamos o que é a imagem da marca e por que ela é importante, comparamos com a identidade da marca e fornecemos algumas dicas sobre como construir uma imagem de marca forte. Também damos exemplos de marcas com fortes imagens de marca.

  • Por que a imagem da marca é importante?
  • Imagem da marca x identidade da marca
  • Como construir uma imagem de marca forte?
  • Marcas com uma imagem de marca forte

Por que a imagem da marca é importante?

A imagem da marca é a impressão dos clientes de sua empresa que transmite valor emocional. Consiste na personalidade da marca, tom de voz, linguagem visual, valores da empresa, produtos, preços, qualidade do serviço etc., e a forma como as pessoas percebem todos esses elementos. Smallbizgenius afirma que 89% dos consumidores são fiéis a marcas com os mesmos valores. Essas estatísticas inspiradoras mostram a importância de construir uma imagem de marca positiva. Conheça mais sobre seus benefícios abaixo.

  1. Ajuda a aumentar o reconhecimento da marca. Uma imagem de marca forte evoca associações específicas e faz com que as pessoas reconheçam melhor a empresa. Ele ajuda os consumidores a se lembrarem de uma marca mais rapidamente e, dessa forma, economiza custos ao aumentar o reconhecimento da marca pelas pessoas.
  2. Cria uma forte vantagem competitiva. A maioria dos consumidores escolhe produtos com base não apenas em suas características, mas nos valores que as marcas representam. Uma reputação positiva significa que as pessoas estão dispostas a pagar mais pelos produtos para sentir a afiliação à marca. Ajuda a aumentar os lucros e a participação de mercado da empresa.
  3. Influencia a fidelização e retenção de clientes. Confiar na empresa estimula as pessoas a comprar produtos com mais frequência e recomendá-los a seus amigos e familiares. Além disso, os consumidores tendem a se sentir positivos em relação a novos produtos. Além disso, uma imagem forte da empresa ajuda a reter clientes e reduzir a troca de marca.

Compreender todos esses fatores motiva muitos empresários a trabalhar duro na imagem de suas marcas. No entanto, construir uma imagem de marca forte é impossível sem desenvolver uma identidade de marca. Leia mais sobre as peculiaridades desses dois termos na próxima seção.

Imagem da marca x identidade da marca

Tanto a imagem da marca quanto a identidade da marca formam a reputação da empresa. Eles são semelhantes, então às vezes é difícil entender a diferença entre eles. Continue lendo para descobrir como esses dois termos variam.

A identidade da marca descreve as associações que os profissionais de marketing criam para transmitir os valores da empresa aos clientes. Você pode controlar essas características e alterá-las porque a identidade da marca é desenvolvida dentro da empresa. Este termo é sobre como a empresa quer que as pessoas pensem sobre isso. Normalmente, estabelecer a identidade da marca é um processo constante.

A imagem da marca descreve a maneira como os consumidores percebem sua empresa em suas mentes. Está quase fora de seu controle. No entanto, você pode influenciar essa percepção transmitindo certos valores dentro da identidade da sua marca. A imagem da marca é baseada na experiência existente de interações. Às vezes, pode coincidir com o que os profissionais de marketing querem que pensemos sobre a empresa, mas às vezes pode ser completamente diferente.

Construir uma imagem de marca positiva pode ser um desafio se você não entender como trabalhar com ela. Na próxima seção, fornecemos algumas dicas sobre como desenvolver uma imagem de marca forte e fazê-la coincidir com a identidade de marca existente na mente de seus clientes.

Como construir uma imagem de marca forte?

Construir uma imagem de marca pode impulsionar sua empresa no mercado, ajudar a atrair mais clientes e aumentar a receita. Abaixo, fornecemos as etapas pelas quais você deve seguir para desenvolver uma imagem de marca forte.

  1. Crie sua persona de comprador. Em primeiro lugar, você deve pensar nas pessoas que comprarão seus produtos. Descubra suas dores e necessidades, estude visão de mundo e hábitos de compra.

Você pode realizar entrevistas com clientes em potencial ou usar questionários para coletar mais informações. Segmente essas pessoas em vários grupos de acordo com suas preferências específicas e pense nas qualidades da marca que as atrairão.

  1. Estude seus concorrentes. Entender os prós e contras de cada empresa no mercado permitirá que você desenvolva uma forte vantagem competitiva e evite erros cometidos por outros empresários. Pense nas maneiras de distinguir sua marca das demais. A análise competitiva também pode ajudá-lo a descobrir as tendências na esfera em que você pode se concentrar para desenvolver produtos de ponta e se destacar no mercado.

  1. Identificar os valores da marca. 64% das pessoas comprarão de uma marca por causa de sua posição sobre problemas sociais. Essas estatísticas mostram como os valores das empresas influenciam as preferências dos consumidores. É fundamental transmitir uma posição clara e ser transparente para que os clientes confiem em você. A realização consistente de uma missão de marca bem definida ajuda as empresas a construir uma imagem de marca forte.

  1. Desenvolver uma identidade de marca. Depois de escolher seus valores, é hora de se concentrar no tom de voz da empresa, na linguagem visual e na posição exclusiva. Descreva todos esses elementos na plataforma da marca para ter uma imagem holística da ideologia do negócio. Sua combinação permitirá que você transmita a identidade da marca de forma mais eficaz.
  2. Concentre-se em fornecer uma experiência positiva ao cliente. Agora você deve fazer seus planos coincidirem com suas ações. Sua empresa terá uma imagem de marca forte se transmitir sua posição em todas as interações. Além disso, uma imagem positiva do negócio motiva seus funcionários a trabalhar melhor para o sucesso de sua empresa. É crucial porque 73% das pessoas continuam comprando de uma marca quando recebem um serviço útil.

Marcas com uma imagem de marca forte

Nesta seção, descrevemos três empresas que a maioria de nós conhece e admira. No entanto, apenas um pequeno número de pessoas compreende que eles são tão populares exatamente por causa de suas imagens de marca fortes.

  1. Coca Cola

De acordo com Smallbizgenius , 94% dos consumidores em todo o mundo reconhecem o logotipo da Coca-Cola. Essas estatísticas são bastante impressionantes, mas não são surpreendentes. A empresa aumentou o reconhecimento da marca por meio de campanhas publicitárias regulares e da construção de associações fortes. Suas bebidas são sempre percebidas como alegres, positivas e alegres. A Coca-Cola tem uma imagem consistente de uma marca amiga que o acompanha sempre nos momentos felizes.

Veja o exemplo do anúncio de Ano Novo da Coca-Cola em 2010. Esse e os outros vídeos sempre trazem o espírito natalino e fazem as pessoas assistirem de novo e de novo. As pessoas cantam músicas de seus comerciais todos os anos antes do Natal. Além disso, ninguém perderá a oportunidade de tirar uma foto com um lendário caminhão da Coca-Cola e compartilhá-la em suas redes sociais.

  1. Apple

Esta marca é reconhecida como uma das principais na esfera da tecnologia. A MediaKix afirma que a Apple vende 18% dos smartphones em todo o mundo e obtém 87% dos lucros dos smartphones.

A empresa construiu uma imagem de um desenvolvedor de produtos inovador, dinâmico e de alta qualidade. A Apple pode estabelecer preços mais altos do que seus concorrentes por causa da forte reputação da marca. Além disso, suas campanhas publicitárias e apresentações anuais são tão poderosas que fazem com que as pessoas em todo o mundo desejem seus produtos.

Vejamos o anúncio apresentando o iPhone 13 Pro. Este comercial combina excelente qualidade, brilhantes habilidades de direção e uma explicação clara de por que esse modelo é um dos mais avançados do mercado. A Apple transmite confiança em seus desenvolvimentos através de cada anúncio.

  1. Nike

Segundo Wallstreetzen , a Nike tem 51% de participação de mercado no segmento de calçados esportivos. Esta marca é conhecida por suas colaborações de sucesso e projetos especiais. Os valores centrais da Nike são inovações sustentáveis, desenvolvimento dinâmico e inspiração para alcançar seus objetivos. A empresa tem uma missão clara e uma identidade forte que a torna a marca de culto no mercado.

Veja o anúncio do tênis Space Hippie da Nike. A marca é socialmente responsável, por isso decidiu reduzir sua pegada de carbono ao produzir seus modelos. A Nike começou a usar o lixo como material para os tênis. O resultado foi incrível: o Space Hippie se tornou bastante popular no mercado. Além disso, este projeto especial melhorou significativamente a reputação da marca.

A Wyse é uma consultoria de branding estratégico. O nosso trabalho explora além da identidade visual. Entre em contato conosco e agende uma reunião para saber como podemos ajudar a sua marca a se reinventar.