O propósito de marca é um dos pilares da construção da marca – branding.
A marca de cosméticos MAC é uma das mais respeitadas da área de maquiagem. Você já se perguntou o porquê?
Há diversas outras marcas de maquiagem que oferecem os mesmos produtos, eventualmente até de melhor qualidade que a MAC.
A MAC também não é uma marca econômica. Ao contrário, é uma das marcas com maior markup da indústria. Ou seja, não se trata de uma questão de preço.
Então por que?
A explicação para o sucesso da marca MAC está essencialmente na sua diferenciação obtida por meio do seu propósito, que gira em torno da cultura de diversidade.
É um propósito de marca forte e distintivo que estimula e apoia as pessoas para serem o que elas bem entenderem.
Os fundadores ou criadores da marca estão por trás desse propósito no qual eles acreditam e que compõe o conjunto de valores da empresa.
Quando se deseja criar uma marca distintiva é preciso descobrir essa força e motivação que existe por trás. Esse é o nosso porquê. É o que chamamos de propósito de marca.
Com a concorrência acirrada, cada vez mais os consumidores estão indo em direção de marcas com as quais eles se identificam. Eles buscam marcas que tenham os mesmos valores e que os representem.
As pessoas não compram o que você produz, elas compram o porquê de você produzir essas coisas. (Sinek, S., 2011. tradução nossa)
Quando você relaciona o seu negócio, a sua marca, com as coisas que você acredita, você também identifica um grupo de pessoas, uma comunidade ou um nicho que acredita nas mesmas coisas e compartilha os mesmos valores.
Por isso mesmo é tão importante identificarmos o nosso porquê, o nosso propósito de marca.
Propósito de Marca
Propósito de Marca
Propósito de Marca se trata de engajar e portanto significa essencialmente servir. Servir a sua audiência. Você não deve perder isso de vista.Ao incentivar a inscrição em uma newsletter, ou fazer alguém baixar um e-book seu, tem-se um canal de contato mais pessoal e sem a necessidade de algoritmos. Ou seja, a comunicação é facilitada.Desde jornalistas, designers, editores de videos, comandados por um gerente ou gestor que mantenha tudo alinhado e aderente a sua estratégia de marca.
Se a sua estratégia de Propósito da Marca inclui acompanhar de perto o que os internautas andam falando nestas plataformas, então esta é uma ferramenta indispensável.
Confira o Perfil da Equipe É importante saber que, aqui na Wyse você está em boas mãos. Nós cuidamos de startups, pequenas ou grandes empresas.
De acordo com Philip Kotler, que é considerado o pai do marketing: “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.”
Então, vieram os anos 80, o Brasil sofria com desilusões econômicas, mesmo depois de todo o crescimento, as famílias não tinham dinheiro para comprar nada, apenas itens obrigatórios. Por isso, as empresas deixaram o marketing completamente de lado, já que não adiantava investir, se os consumidores não tinham condições de comprar.
Philip Kotler explica em seus livros sobre as diferentes fases que o marketing já passou. Isso aconteceu, justamente porque o marketing acompanha a evolução do mercado, da sociedade, da tecnologia e, principalmente, do comportamento do consumidor, com quem deve criar uma conexão.
Propósito de Marca e o Marketing 3.0
Os consumidores se tornam únicos, por isso as empresas devem criar estratégias personalizadas para cada pessoa, conforme as suas necessidades, dores, interesses e comportamentos.Proposito da Marca e o Marketing 4.0
O mercado cada vez mais diversificado tem possibilitado diferentes especializações na carreira de Marketing. Muitas instituições de ensino vêm oferecendo também cursos superiores com currículos focados em diferentes habilitações.Propósito de Marca e o Growth Marketing
Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e outras redes sociais se tornaram canais essenciais para o marketing. No levantamento da pesquisa Social Media Trends 2019, 96,2% das empresas afirmaram estar presentes nas redes sociais.Propósito da Marca e o Growth Hacking
As famosas campanhas de incentivo de vendas são ferramentas poderosas como o Propósito de Marca que ajudam a motivar os vendedores de uma empresa, a impulsionar os resultados nas vendas e aumentar os lucros das companhias. Quando decidimos montar uma campanha interna de incentivo de vendas, é necessário estabelecer algumas coisas antes de começar, como o Proposito da Marca. Design O que é brandingnReferências
SINEK, S. “Start with Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action”. Penguin Books, 2011.
sobre o autor
Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA
Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.
O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.
Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.
Link para esse artigo e melhore o seu SEO
Para melhorar o SEO do seu website é importante ter também links externos. Fique à vontade para referenciar e linkar para este artigo.