o que é propósito de marca?

O propósito de marca é um dos pilares da construção da marca – branding.

A marca de cosméticos MAC é uma das mais respeitadas da área de maquiagem. Você já se perguntou o porquê?

Há diversas outras marcas de maquiagem que oferecem os mesmos produtos, eventualmente até de melhor qualidade que a MAC.

A MAC também não é uma marca econômica. Ao contrário, é uma das marcas com maior markup da indústria. Ou seja, não se trata de uma questão de preço.

Então por que?

A explicação para o sucesso da marca MAC está essencialmente na sua diferenciação obtida por meio do seu propósito, que gira em torno da cultura de diversidade.

É um propósito de marca forte e distintivo que estimula e apoia as pessoas para serem o que elas bem entenderem.

Os fundadores ou criadores da marca estão por trás desse propósito no qual eles acreditam e que compõe o conjunto de valores da empresa.

Quando se deseja criar uma marca distintiva é preciso descobrir essa força e motivação que existe por trás. Esse é o nosso porquê. É o que chamamos de propósito de marca.

Com a concorrência acirrada, cada vez mais os consumidores estão indo em direção de marcas com as quais eles se identificam. Eles buscam marcas que tenham os mesmos valores e que os representem.

As pessoas não compram o que você produz, elas compram o porquê de você produzir essas coisas. (Sinek, S., 2011.  tradução nossa)

Quando você relaciona o seu negócio, a sua marca, com as coisas que você acredita, você também identifica um grupo de pessoas, uma comunidade ou um nicho que acredita nas mesmas coisas e compartilha os mesmos valores.

Por isso mesmo é tão importante identificarmos o nosso porquê, o nosso propósito de marca.

Propósito de Marca

Propósito de Marca

Propósito de Marca se trata de engajar e portanto significa essencialmente servir. Servir a sua audiência. Você não deve perder isso de vista.

Ao incentivar a inscrição em uma newsletter, ou fazer alguém baixar um e-book seu, tem-se um canal de contato mais pessoal e sem a necessidade de algoritmos. Ou seja, a comunicação é facilitada.


Desde jornalistas, designers, editores de videos, comandados por um gerente ou gestor que mantenha tudo alinhado e aderente a sua estratégia de marca.

Se a sua estratégia de Propósito da Marca inclui acompanhar de perto o que os internautas andam falando nestas plataformas, então esta é uma ferramenta indispensável.


Confira o Perfil da Equipe É importante saber que, aqui na Wyse você está em boas mãos. Nós cuidamos de startups, pequenas ou grandes empresas.

De acordo com Philip Kotler, que é considerado o pai do marketing: “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.”

Então, vieram os anos 80, o Brasil sofria com desilusões econômicas, mesmo depois de todo o crescimento, as famílias não tinham dinheiro para comprar nada, apenas itens obrigatórios. Por isso, as empresas deixaram o marketing completamente de lado, já que não adiantava investir, se os consumidores não tinham condições de comprar.

Philip Kotler explica em seus livros sobre as diferentes fases que o marketing já passou. Isso aconteceu, justamente porque o marketing acompanha a evolução do mercado, da sociedade, da tecnologia e, principalmente, do comportamento do consumidor, com quem deve criar uma conexão.

Propósito de Marca e o Marketing 3.0

Os consumidores se tornam únicos, por isso as empresas devem criar estratégias personalizadas para cada pessoa, conforme as suas necessidades, dores, interesses e comportamentos.

Proposito da Marca e o Marketing 4.0

O mercado cada vez mais diversificado tem possibilitado diferentes especializações na carreira de Marketing. Muitas instituições de ensino vêm oferecendo também cursos superiores com currículos focados em diferentes habilitações.

Propósito de Marca e o Growth Marketing

Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e outras redes sociais se tornaram canais essenciais para o marketing. No levantamento da pesquisa Social Media Trends 2019, 96,2% das empresas afirmaram estar presentes nas redes sociais.

Propósito da Marca e o Growth Hacking

As famosas campanhas de incentivo de vendas são ferramentas poderosas como o Propósito de Marca que ajudam a motivar os vendedores de uma empresa, a impulsionar os resultados nas vendas e aumentar os lucros das companhias. Quando decidimos montar uma campanha interna de incentivo de vendas, é necessário estabelecer algumas coisas antes de começar, como o Proposito da Marca. Design O que é brandingn
Referências

SINEK, S. “Start with Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action”. Penguin Books, 2011.

sobre o autor

Marcos G. Figueira
Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

Link para esse artigo e melhore o seu SEO

Para melhorar o SEO do seu website é importante ter também links externos. Fique à vontade para referenciar e linkar para este artigo.