Uma estratégia de marca (brand strategy) é um plano de longo prazo para o desenvolvimento e promoção de uma marca a fim de atingir objetivos específicos. Uma estratégia de marca bem definida e executada pode ajudar uma organização a se conectar com os clientes certos de forma mais efetiva e econômica, construir a sua marca e reputação, vender mais e superar a concorrência.
Por que é importante ter uma estratégia de marca?
Ter uma estratégia de marca forte e bem executada pode trazer diversos benefícios para uma organização:
- Diferenciar os seus produtos ou serviços dos da concorrência;
- Reforçar a sua identidade de marca;
- Criar reputação e eventualmente transformar-se em uma marca icônica;
- Desenvolver um relacionamento duradouro com os clientes;
- Gerar mais vendas e aumentar a lucratividade.
Como desenvolver uma estratégia de marca?
Para desenvolver uma estratégia de marca bem-sucedida, é importante considerar os seguintes pontos essenciais:
Missão, visão e valores da empresa
A missão, a visão e os valores da sua empresa são o fundamento de todas as suas estratégias de marketing e comunicação. É importante que eles estejam alinhados com os objetivos de sua organização e sejam consistentes em todas como suas mensagens.
Análise do mercado e da concorrência
Uma análise do mercado e da concorrência é importante para compreender melhor o seu público-alvo e para identificar como oportunidades e ameaças que podem afetar a sua marca.
Posicionamento da marca
O posicionamento da marca é a forma como a sua empresa deseja ser percebida pelo mercado. Ele estabelece o lugar que a sua marca ocupará na mente dos seus clientes em relação às concorrentes
Identidade da marca
A identidade da marca é o conjunto de elementos visuais e verbais que ajudam a transmitir os valores e a personalidade da suamarca. A identidade da marca deve ser consistente em todas as comunicações de sua empresa
Estratégias de marketing e comunicação
As estratégias de marketing e comunicação são importantes para ajudar a construir e reforçar a sua marca. Elas devem ser planejadas e executadas de forma estratégica para atingir os objetivos desejados.
Algumas dicas para uma boa estratégia de marca
- Desenvolva um nome e um logotipo que sejam simples, fáceis de pronunciar e memorizar;
- Crie um slogan que reflita os valores e a personalidade da sua marca;
- Desenvolva uma paleta de núcleos e use-a de forma consistente em todas como suas comunicações;
- Desenvolva um manual de estilo para garantir a consistência de sua marca;
- Crie conteúdo de qualidade que seja relevante para o seu público-alvo;
- Divulgue sua marca em todas as plataformas e canais de comunicação que façam sentido para o seu negócio e que estejam alinhado com o seu público-alvo;
- Monitore e meça o desempenho da sua marca para garantir que esteja no caminho certo;
- Tenha metas e objetivos específicos;
A importância de uma consultoria de Branding no desenvolvimento de uma estratégia de marca
Obviamente o tópico Estratégia de Marca (brand strategy) é extremamente complexo, principalmente porque engloba múltiplas disciplinas e experiência com modelagem de negócios, branding, marketing, design, experiência do cliente etcetera. Assim sendo, é fundamental que o empreendedor ou gestor possa contar com uma empresa experiente que possa guiá-lo nesse processo.
Uma estratégia de marca bem executada ajudará a empresa a alcançar os clientes certos de forma mais econômica, utilizar a linguagem certa com o público que interessa, fortalece a sua imagem e reputação e, no fim das contas, traz lucros para a sua empresa. É a etapa mais importante na estruturação do seu negócio, as fundações sobre as quais você irá levantar o seu edifício. A Wyse pode ajudá-lo nessa etapa tão importante. Entre em contato conosco e agende uma reunião.
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sobre o autor
Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA
Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.
O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.
Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.
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