o que é uma estratégia de marca

Uma estratégia de marca (brand strategy) é um plano de longo prazo para o desenvolvimento e promoção de uma marca a fim de atingir objetivos específicos. Uma estratégia de marca bem definida e executada pode ajudar uma organização a se conectar com os clientes certos de forma mais efetiva e econômica, construir a sua marca e reputação, vender mais e superar a concorrência.

Por que é importante ter uma estratégia de marca?

Ter uma estratégia de marca forte e bem executada pode trazer diversos benefícios para uma organização:

  • Diferenciar os seus produtos ou serviços dos da concorrência;
  • Reforçar a sua identidade de marca;
  • Criar reputação e eventualmente transformar-se em uma marca icônica;
  • Desenvolver um relacionamento duradouro com os clientes;
  • Gerar mais vendas e aumentar a lucratividade.

Como desenvolver uma estratégia de marca?

Para desenvolver uma estratégia de marca bem-sucedida, é importante considerar os seguintes pontos essenciais:

Missão, visão e valores da empresa

A missão, a visão e os valores da sua empresa são o fundamento de todas as suas estratégias de marketing e comunicação. É importante que eles estejam alinhados com os objetivos de sua organização e sejam consistentes em todas como suas mensagens.

Análise do mercado e da concorrência

Uma análise do mercado e da concorrência é importante para compreender melhor o seu público-alvo e para identificar como oportunidades e ameaças que podem afetar a sua marca.

Posicionamento da marca

O posicionamento da marca é a forma como a sua empresa deseja ser percebida pelo mercado. Ele estabelece o lugar que a sua marca ocupará na mente dos seus clientes em relação às concorrentes

Identidade da marca

A identidade da marca é o conjunto de elementos visuais e verbais que ajudam a transmitir os valores e a personalidade da suamarca. A identidade da marca deve ser consistente em todas as comunicações de sua empresa

Estratégias de marketing e comunicação

As estratégias de marketing e comunicação são importantes para ajudar a construir e reforçar a sua marca. Elas devem ser planejadas e executadas de forma estratégica para atingir os objetivos desejados.

Algumas dicas para uma boa estratégia de marca

  • Desenvolva um nome e um logotipo que sejam simples, fáceis de pronunciar e memorizar;
  • Crie um slogan que reflita os valores e a personalidade da sua marca;
  • Desenvolva uma paleta de núcleos e use-a de forma consistente em todas como suas comunicações;
  • Desenvolva um manual de estilo para garantir a consistência de sua marca;
  • Crie conteúdo de qualidade que seja relevante para o seu público-alvo;
  • Divulgue sua marca em todas as plataformas e canais de comunicação que façam sentido para o seu negócio e que estejam alinhado com o seu público-alvo;
  • Monitore e meça o desempenho da sua marca para garantir que esteja no caminho certo;
  • Tenha metas e objetivos específicos;

A importância de uma consultoria de Branding no desenvolvimento de uma estratégia de marca

Obviamente o tópico Estratégia de Marca (brand strategy) é extremamente complexo, principalmente porque engloba múltiplas disciplinas e experiência com modelagem de negócios, branding, marketing, design, experiência do cliente etcetera. Assim sendo, é fundamental que o empreendedor ou gestor possa contar com uma empresa experiente que possa guiá-lo nesse processo.

Uma estratégia de marca bem executada ajudará a empresa a alcançar os clientes certos de forma mais econômica, utilizar a linguagem certa com o público que interessa, fortalece a sua imagem e reputação e, no fim das contas, traz lucros para a sua empresa. É a etapa mais importante na estruturação do seu negócio, as fundações sobre as quais você irá levantar o seu edifício. A Wyse pode ajudá-lo nessa etapa tão importante. Entre em contato conosco e agende uma reunião.

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sobre o autor

Marcos G. Figueira
Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

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