storytelling: 10 dicas para uma história de sucesso

Storytelling é um termo em inglês. “Story” significa história e “telling”, contar. Mais que uma mera narrativa, Storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.

Ninguém quer ser manipulado para comprar algo, mas cada um de nós pode nomear comerciais que amamos. Por quê? Porque há uma diferença entre as campanhas de marketing que nos incomodam e as que nos atraem. O que importa é contar a história certa, e há um método por trás da loucura criativa que leva às nossas campanhas mais atraentes: o storytelling.

Storytelling Parte 1: Defina o “antagonista”

Você precisa de algo para atrair os seus clientes e dar foco e direção à sua história. Você precisa de um “antagonista”, um “inimigo”, algo que seus clientes ideais simplesmente não gostam, como seu concorrente B2B (Ex.: Apple vs. Microsoft), produtos ou serviços tradicionalmente muito caros, uma experiência negativa ou uma maneira antiga ou desatualizada de fazer as coisas (Ex.: reuniões presenciais vs. Zoom).

Para escolher o “inimigo” certo, você precisa saber do que seus clientes gostam e não gostam, o que sua empresa representa e quais desafios de mercado você está tentando resolver. Aí está o seu inimigo, e o truque é falar diretamente sobre as deficiências desse inimigo. Este não é um aviso para começar uma briga. Não crie um inimigo que ainda não existe. O objetivo aqui é transmitir em sua campanha de marketing: “Achamos isso ruim. Você concorda com a gente, certo? Vamos fazer algo diferente”.

Storytelling Parte 2: Mostre como derrotar o inimigo

Boas histórias sempre fazem o herói prevalecer e, neste caso, seu cliente é o herói e é seu trabalho mostrar a ele como derrotar seu principal inimigo. Seu pitch de elevador padrão normalmente é suficiente para passar o ponto. No entanto, se você tiver o orçamento, é seu trabalho tornar a mensagem ainda mais envolvente, geralmente utilizando campanhas de vídeo e fotos, além de manter as coisas simples. Você mostrou ao seu cliente o inimigo dele, e é o trabalho de sua campanha de marketing fornecer a ele um caminho igualmente direto para o heroísmo.

Storytelling Parte 3: Crie uma imagem da vida sem o inimigo

Seu cliente deve estar melhor com você do que sem você. Mostre a eles como será. Todos nós já nos deparamos com campanhas com sentimentos como “Nossa cerveja o aproximará de amigos e familiares” ou “Nosso software lhe devolverá seu tempo e sua sanidade”. São campanhas de sucesso porque são simples e proporcionam uma visão de felicidade.

Mesmo em poucas palavras, você pode descrever o inimigo de seus clientes, sua solução e a vida do lado do bem – do seu lado. Ao montar sua campanha, defina explicitamente como seu cliente se sentirá. Em seguida, mostre essa emoção em sua campanha. Você pode até enfatizá-lo demais para transmitir seu ponto de vista. A maioria das marcas de sucesso faz isso e funciona.

Não esqueça do Call to Action (Chamado para ação)

Os clientes não estão ativamente tentando pesquisar ou comprar algo antes de você colocá-lo na frente deles. A tendência deles é manter o curso, mesmo que estejam infelizes, então você precisa quebrar a inércia deles para fazê-los agir. É o trabalho da sua campanha dizer a eles o que fazer – geralmente várias vezes.

Sua chamada à ação precisa ser clara e simples e deve, obviamente, levar à derrota do inimigo. Sua campanha deve atender absolutamente a essas três condições para que seu apelo à ação seja eficaz. Um ótimo exemplo pode ser “Inscreva-se hoje para ser encontrado online”, com um link fornecido para isso.

Deixe algo memorável

Um storytelling bem feito conta com uma mensagem, um visual, um som ou uma emoção forte que gruda e é o que faz uma ótima campanha de marketing. Essa é a coisa que virá aleatoriamente à mente do seu cliente uma semana depois de experimentar sua campanha (e ouvir a sua história).

Histórias levam o público em uma jornada.

Uma boa história desperta o interesse e a identificação do leitor.

Uma história melhor faz com que o leitor se imagine no papel do personagem principal.

Uma história espetacular faz com que o leitor percorra cada passo na pele do protagonista, sofrendo com ele e enfrentando todos os obstáculos no caminho, movido pela esperança de superar o conflito e vibrando quando isso ocorre.

Histórias despertam emoções.

Além da identificação, as histórias também acionam nosso lado emocional, seja por despertar alguma memória do leitor, seja por fazê-lo se imaginar na pele do personagem.

Histórias nos seduzem com facilidade.

A comunicação humana é feita por histórias desde sempre.

Por isso, a grande maioria dos textos sobre storytelling costuma abrir falando sobre os tempos das cavernas e sobre como histórias eram contadas em pedras antes mesmo de existirem idiomas.

Assim, é muito mais fácil transmitir uma mensagem quando ela está ancorada em uma história.

Os principais elementos do storytelling

  1. Mensagem

A mensagem é o ponto principal do storytelling. Ela é o objetivo pelo qual todo o discurso está sendo construído, e a mensagem precisa ser forte o suficiente não só para despertar o interesse do público como também para ficar marcada em sua memória.

  1. Ambiente

O ambiente é o lugar em que a sua história acontece. Grandes escritores como Stephen King, por exemplo, investem muito esforço para criar descrições detalhadas dos ambientes de suas histórias, o que aumenta a imersão do público e seu envolvimento ao longo da narrativa.

  1. Personagem

O personagem é a figura central da narrativa, sendo quem vai percorrer toda a jornada criada e agir como guia ou companheiro para o público ao longo da narrativa. Personagens marcantes comumente são aqueles que atingem em cheio um dos objetivos do storytelling: gerar identificação.

  1. Conflito

Por fim, o conflito é o elemento que dá sentido à narrativa, é o que motiva o personagem a percorrer toda a sua jornada e chegar ao fim da história. Bons conflitos são aqueles que criam uma jornada difícil, mas alcançável, para o personagem conseguir atingir seus objetivos.

10 dicas para produzir um storytelling de sucesso

  1. Reúna informações sobre sua marca

O primeiro passo de como fazer storytelling é reunir o máximo de informações sobre sua empresa. Pesquise sobre a sua fundação, quais eram as visões iniciais, histórias que marcaram a jornada do negócio, datas importantes.

Esse conteúdo é a base de um storytelling autêntico e original que irão fazer as pessoas se envolverem. Quanto mais informações, e mais consistentes forem esses dados, melhor será seu storytelling.

  1. Concentre-se na ação

As histórias precisam ser dinâmicas, mostrar a ação e o seu desenvolvimento. E não de um personagem só. Afinal, uma empresa é um time e sentir-se parte de uma história interessante é o que faz as pessoas pararem para ouví-la.

Por isso, quando usar o storytelling nas narrativas da sua marca deixe claro as motivações dos personagens, suas ideias, o que fizeram e as contribuições dos envolvidos para chegar ao objetivo final.

  1. Foque nas partes mais relevantes

Além de contar histórias atraentes para fazer o storytelling é necessário saber o que dizer para sua audiência. Por isso, independentemente do meio escolhido para transmitir a mensagem seja por texto, vídeo ou áudio é importante ser objetivo e focar nas partes relevantes da narrativa.

Mesmo ao reforçar a história ou reconta-la, é necessário faze-la de uma forma que diferente. Não seja repetitivo ao adequar o storytelling ao meio a ser veiculado. Um conteúdo feito para um blog deve ter mais detalhado. Já um vídeo precisa ser dinâmico, ágil e ir direto ao ponto.

  1. Adeque a mensagem ao meio

Para criar uma história atraente utilize as características do meio a favor da sua narrativa. Os recursos textuais vão valorizar as histórias escritas, assim como os recursos de edição audiovisual serão essenciais nos materiais em vídeo ou áudio.

Com esses detalhes em mente, o storytelling consegue ser mais assertivo e a mensagem chega de forma mais natural.

  1. Dê ritmo para suas histórias

Um bom storyteller sabe cativar a audiência tanto com um bom assunto para sua história quanto no ritmo da narrativa. Criar momentos de tensão, reviravoltas são importantes para marcar os momentos da história e fazer as pessoas se identificarem.

  1. Sua história

Ao selecionar os principais fatos sobre a sua marca, conte também sobre os erros, os caminhos pelos quais transcorreu a jornada da marca e como esse cenário mudou. Humanizar a história proporciona proximidade junto ao expectador.

As pessoas querem conhecer a jornada e não só os resultados. Quer seja a narrativa de uma campanha ou uma apresentação da empresa em um evento, a ideia é aproximar as pessoas de sua experiência.

Essa identificação associada a outras técnicas de persuasão em vendas trazem excelentes resultados.

  1. Emoção

A emoção é uma das técnicas mais eficientes de como fazer um storytelling de sucesso. Assim cria-se conexões com as pessoas e com as marcas.

Contar histórias com emoções também nos conecta com o lado humano. Por isso, marcas com narrativas genéricas e focadas 100% em vendas enfrentam muito mais dificuldades para obter resultados.

  1. Conflito

O conflito é uma técnica utilizada no storytelling sendo o principal fator que gera audiência. Mas o conflito apresentado não pode ser simples pois não desperta interesse e nem identificação. Afinal, conquistas muito fáceis não costumam ser valorizadas. Explorar esses pontos ajudam a criar conexões emocionais e grandes chances de cativar o público.

  1. Inspire-se nas jornadas clássicas

Como fazer storytelling é na prática um processo desafiador, você precisa começar para aprimorar suas técnicas.

Uma dica para não errar é apostar nas jornadas clássicas para criação de histórias. São padrões reconhecíveis, mas se bem trabalhados chegam ao ponto esperado.

Alguns exemplos de storytelling com jornadas de histórias clássicas são:

– a jornada do herói;

– a viagem ou a missão do tipo aventura;

– a conquista pessoal;

– os eventos de um determinado período.

  1. Tenha continuidade na sua história

Uma narrativa de storytelling deve sempre ter início, meio e fim. Essa divisão é uma forma de orientar a sucessão dos fatos e garantir uma continuidade lógica para a história.

O início precisa ter um conflito que sirva de gancho para o desenvolvimento da história, o que vai prender a audiência. O meio deve entreter e delinear o caminho que vai levar aos resultados que vão fechar a história e chamar para ação.

Ter ideias e mensagens brilhantes para transmitir, mas não saber como fazer não traz resultados. Fique atento as matérias da Icomunicação para saber mais sobre técnicas que podem otimizar e impulsionar resultados.

Resumindo

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos — personagem, ambiente, conflito e uma mensagem — em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.

Campanhas de marketing atraentes sempre contam uma boa história, em que o cliente é o herói e você apareceu para dar a ele as ferramentas para derrotar o inimigo. As campanhas que se destacam particularmente bem contam essa história de uma forma muito original e, em seguida, fornecem aos clientes um plano de ação. Ao fazer isso em todos os seus canais de marketing, você criará campanhas que seus clientes adoram e lembram.

A Wyse é uma consultoria de marketing, marketing digital e branding estratégico. O nosso trabalho explora as diversas possibilidades de construção e fortalecimento de marcas. Entre em contato conosco e agende uma reunião para saber como podemos ajudar a sua marca a se reinventar.

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