consultoria de branding

Consultoria de Branding

Fundada em 1992, a Wyse é a principal consultoria de branding do Rio de Janeiro e está presente também em São Paulo, mas atende clientes em todo o Brasil e no exterior.

marcas fortes vendem mais

construímos, fortalecemos e posicionamos marcas

Muitas pessoas confundem branding com logotipo. A identidade visual de uma organização é, sem dúvida, parte importante de um projeto de branding. Nós chamamos essa etapa de Brand Identity ou Identidade da Marca.

O branding é muito mais abrangente e engloba todos os pontos de contato entre o consumidor e a marca.

Branding é portanto uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa.

O objetivo de um projeto integral de branding é alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor da marca. Isso é posicionamento de marca.

A melhor Consultoria de Branding que você irá encontrar

A Wyse é do tamanho certo para a sua empresa. Nem grande demais para impactar nos custos do projeto, nem pequena demais a ponto que comprometa a entrega.

Consultoria de Branding no Rio de Janeiro, RJ e em São Paulo, SP

A Wyse é uma consultoria boutique que conta com cerca de uma dúzia de profisionais de altissimo nivel. Todos com pós graduação, MBAs, Mestrados pu Doutorados em suas areas de conhecimento.

A wyse, ao longo de anos, desenvolveu as suas proprias metodologias, no mesmo padrao das consultoriais internacionais.

branding ou marketing?

De forma simples, branding é quem você é e marketing é como você atrai a atenção do seu consumidor e gera demanda.

Branding é a sua estratégia, enquanto marketing engloba os seus objetivos e metas táticas. Você precisa dos dois atuando de forma integrada. E nós podemos ajudar.

como podemos ajudar

A wyse atua em todas as etapas do branding, do planejamento inicial – ou brand strategy, naming, brand identity, e além.

Consultoria de Gestão de Marcas

A wyse é a melhor Consultoria de gestão de marcas do Rio de Janeiro. Atendemos clientes de todos os portes. Desde startups, pequenas, media ou grandes empresas.

Agende uma Reunião Agora Mesmo!

brand strategy

ou Estratégia de Marca. É nessa fase que mapeamos e moldamos o DNA da marca. Buscamos a definição do nosso porquê, o nosso propósito de marca. Por meio da metodologia de workshops personalizados a wyse e os fundadores ou gestores da empresa fazem um mergulho profundo para moldar a alma da marca.

A metodologia exclusiva da wyse foi desenvolvida ao longo de mais de vinte anos e segue os padrões das melhores consultorias internacionais. Oferecemos workshops para a definição do DNA da marca, modelagem de negócio e receita, desenho de buyer personas, segmentação, targeting, posicionamento, storytelling e e-commerce. Saiba mais

A wyse pode conduzir pesquisas qualitativas tipo focus group, de clima organizacional, mapeamento de concorrência e ainda pesquisas quantitativas diversas para a identificação de imagem de marca (inclusive utilizando etnografia online), share of mind, etcetera.

naming

O nome da empresa ou marca deve refletir o seu DNA, propósito e posicionamento pretendidos. Deve ainda estar alinhado ao público e objetivos que se deseja atingir, de forma orgânica e fluida. É ainda fundamental considerar questões de direitos autorais, concorrenciais e de mercado. A wyse pode ajudar a sua empresa a encontrar o nome perfeito para a sua marca.

brand identity

Essa fase é onde o projeto de branding ganha uma cara. É o lado tangível da marca. A identidade da marca vai além do logo e inclui a definição do que chamamos de território da marca: cores e tipologia institucionais, padronagem gráfica, padronização de fotos, planejamento de aplicações da marca em diferentes suportes. Tudo contemplado e definido em um manual de utilização da marca: Brand Guidelines.

e agora, acabou?

A construção de uma marca de de sua reputação é um processo contínuo de cuidar e aprimorar todos os pontos de contato entre o consumidor e a marca.

A wyse pode seguir ajudando a sua empresa em cada etapa de vida do seu negócio como a estruturação do seu e-commerce, gestão de mídias sociais, gestão de conteúdo, SEO – ou posicionamento em motores de busca (Google etc) e finalmente a aceleração do seu negócio por meio de campanhas de marketing digital segmentadas de forma precisa para as suas buyer personas. Afinal é isso que se espera de um escritório de branding.

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o que é brand equity?

O que esperar de um consultoria de branding

Primeiramente, escolha uma Consultoria de branding do tamanho apropriado ao seu negocio e aos seus objetivos. De outro modo, se você escolhe uma consultoria grande demais, o seu projeto vai acabar nas maos de um estagiario ou, no maximo, de um profissional junior.

Se a sua verba é timida, escolha uma consultoria adequada a sua verba.

Não deixe de conferir o portfolio da agencia. Mais importante é observar se os projetos tem aderência, estao adequados aos clientes a que se destinam e seus publicos alvo, ou personas.

Lembre-se sempre que o projeto pode não ter sido desenhado para VOCE. Todo projeto deve ser pensado com foco na persona que vai consumir o produto ou serviço. Deve estar alinhado ao posicionamento pretendido.

Brand Identity

Brand Identity ou Identidade de Marca, se refere ao projeto de identidade visual da sua empresa. Além do logo ou simbolo deve contemplar cores institucionais, tipologias principal e de apoio, aplicações em diferentes suportes, diagramas de ampliação, redução, positivo e negativo etc.

Além do Brand Guidelines, que norteia a aplicação do logo, o projeto da Consultoria de Branding pode ainda contemplar um manual de Brand Strategy ou Brand Book. Pode incluir, por exemplo, outros tantos itens como a definição de proposito, a promessa, branding voice, manifesto e unique selling proposition…

Todos esses termos fazem parte do vocabulario de Branding e você deve dominar. Consulte a nossa seção de Artigos Exclusivos. Lá você irá encontrar textos para lhe ajudar a compreender todos esses conceitos e tópicos caso seja algo novo para voce.

Consultoria de Branding e o Growth Marketing

É com esses objetivos que o Marketing de Conteúdo é utilizado ainda hoje. A diferença é que essa estratégia ganhou um empurrãozinho da web 2.0, que popularizou a produção de conteúdos.

Além disso, sempre tem aquele ceticismo: “aí funcionou, mas aqui não vai funcionar, não…”. Então, cada equipe faz do seu jeito e pode criar incoerências para a imagem da marca.

Pensando em global branding, é importante que o planejamento estratégico seja consistente em toda a atuação da marca. As empresas devem adotar um sistema que vincule as estratégias globais de marca às estratégias de cada país.

Analisar a influência de blogs na decisão de compra de produtos de moda e beleza e identificar as principais características das consumidoras mais suscetíveis a esses estímulos.


Marketing Digital e análise de dados andam de mãos dadas. A análise e a mensuração de seus resultados é a maneira mais eficaz de medir o que funcionou ou não. Para começar, é ilegal, já que sua empresa não pode obter e armazenar dados de uma pessoa sem ter o consentimento dela. Aliás, isso já era crime antes mesmo da chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Como se não bastasse, quem garante que os contatos dessa lista terão interesse na sua solução? Além de eles acabarem dificultando o trabalho do time de vendas, ainda poderão denunciar você por envio de spam. Seria um prejuízo para a reputação da sua empresa, não é verdade?

Kanter, B., Fine, A., & Zuckerberg, R. (2011). Mídias sociais transformadoras: Ação e mudança no terceiro setor Évora.


A Diferença entre Consultoria de Branding


A partir da constituição do seu Conselho Editorial abrangente e representativo da comunidade nacional e internacional em marketing, a Wyse nasce editorialmente independente dos departamentos que abrigam os grupos de pesquisa que lhe dão suporte, direto ou indireto.

Branding é portanto uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa.

Propostas para edições especiais comuns e editadas por convidados são incentivadas e bem-vindas. A RAC publica, além de Artigos Teórico-empíricos inéditos, Artigos-Tutoriais, Artigos Tecnológicos e Casos para Ensino.

Nota aos leitores: Todos os conjuntos de dados e materiais publicados pela RAC estarão disponíveis na nossa página no Harvard Dataverse.


Relacionamento pressupõe criar conexões verdadeiras, honestidade e transparência. Não se limita à imagem que quero vender da marca, mas do significado que ela tem para quem a vê e a ouve. Por isso que as marcas têm abraçado, cada vez mais, causas que as conectem com as pessoas, que tenham relevância na vida delas.

Confira o Perfil da Equipe É importante saber que, aqui na Wyse você está em boas mãos. Nós cuidamos de startups, pequenas ou grandes empresas.

As duas campanhas são exemplos de como o produto tinha total conexão com a causa escolhida, com o propósito das marcas, entregaram um benefício concreto para o consumidor. Isso as torna porta-vozes legítimos das causas que estão encampando.

Acredito que o mais relevante é saber qual é realmente o seu público. Hoje, cada vez mais, temos maneiras de ‘ouvir’ e entender melhor as necessidades.

Quando usada consistentemente, Consultoria de Branding e uma declaração de missão forte e consistente ajuda a sua marca a definir uma presença de mercado e uma proposta de valor únicas em que os clientes acreditam.

Um ponto é essencial: entender a causa defendida pela marca. Não dá mais para basear o trabalho de Marketing Digital para um bem de consumo em reviews, press release e kits com foco específico no produto. Toda marca tem uma bandeira, uma causa intrínseca ao seu DNA, à sua alma.

Marketing é uma palavra, que varia da palavra em inglês market, que significa mercado. Então, podemos afirmar com segurança que é um estudo do mercado, para melhorar o aproveitamento dele nas estratégias comerciais de uma empresa.

Em 2013, a Ducati não fazia parte do roteiro de coletivas nem tinha um grande lançamento para o Salão Duas Rodas. A Wyse propôs à Ducati a antecipação do lançamento do modelo Panigale Senna, que estava previsto para três meses após o evento, para a abertura do Salão Duas Rodas, estabelecendo uma conexão com os 20 anos de legado do piloto comemorados em 2014 – esta era a bandeira do produto.

Por exemplo, uma personalidade e um propósito de marca consistentes, ajudam a estabelecer sentimentos de confiança e amizade entre os consumidores ao longo da sua jornada de compra.

Caminhou bastante de 10 anos para cá. As empresas ainda demandam a boa e velha assessoria de imprensa… Mas hoje o PR tem mais voz nas decisões estratégicas e de investimento da empresa e na definição do branding. Para seguir evoluindo, o mercado – e aqui falo das empresas e agências – precisa adotar uma nova postura em dois pontos.

E essas definições nunca deixam escapar o objetivo final das empresas: o lucro. Afinal, é Consultoria de Branding que garante a sua sobrevivência e competitividade no mercado e esse é um dos principais motivos de existir do marketing.

Na minha avaliação, não, até porque sabe Deus como estaríamos neste momento se ela continuasse no poder. Ela atrapalhava um bocado, mas também é de considerar que talvez se tenha subestimado o quadro político, o nível de contaminação da corrupção, a forma como se encontra a economia real do Brasil e do mundo.

Experiências de marca consistentes e poderosas criam seguidores. Os clientes fiéis são aqueles que apoiam Consultoria de Branding ao longo do tempo e são uma fonte importante de receita.


O Marketing 1.0 foi a primeira fase dentro das empresas e elas ainda estavam muito focadas na sua produção e nos seus produtos. Elas estavam, basicamente, olhando para o seu próprio umbigo.

Como as empresas estão tratando este consumidor durante e após a venda? Este é o fator crucial que deve fazer parte da estratégia e escopo de trabalho de empresas e agências.

Nestes últimos anos, todo este processo de comportamento do consumidor está muito mais dinâmico com a revolução digital. A experiência, positiva ou negativa, se reverbera de maneira muito mais rápida, impactando marcas e produtos. Um consumidor ansioso, sedento por informações de todos os lados. Ele está no Twitter, Facebook, WhatsApp, pesquisando um produto no Google e, mais do que isto, ele precisa se manifestar, interagir, mostrar que existe, o que pensa, em quem acredita, como vive cada momento, em diversos lugares, ao mesmo tempo.

A boa notícia é que uma marca bem definida e Consultoria de Branding ajuda a manter as mensagens de marketing consistentes, permitindo que elas reforcem a reputação e a lucratividade geral de uma empresa.

Por outro lado, Marcos Figueira, diretor da Wyse Brasil, recomenda atenção ao consumidor mais atento. Em sua avaliação, ele leva em conta a opinião dos amigos em relação a compras, compara preços e recorre a tudo que puder influenciar sua decisão de compra. “Uma pessoa que tem celular, tablet e computador full time à disposição é bem informada, exigente e sempre buscará ter a melhor experiência de consumo.

Consultoria de Branding e o Marketing 3.0

E, para conversar com pessoas, as marcas também devem assumir traços humanos. É nesse sentido que as empresas passam a definir valores e princípios e se envolver em causas sociais e ambientais, demonstrando sua humanidade e preocupação com o futuro do planeta.

Não é fácil, a gente sabe. Até outro dia, éramos os especialistas. A gente sabia o que dizer, quando dizer, como dizer e onde dizer. Esqueça.

Isso aqui é outro jogo, então não entrar com certezas é condição fundamental. É preciso entender que ninguém se comunica melhor com público do seu canal do que o próprio influenciador. Está no nome. Eles sabem como influenciar, não nós. Dá-lhe humildade nessa hora.

É muito importante entender as principais diferenças entre Consultoria de Branding e marketing e nunca se confundir.


Vamos elaborar um pouco mais. Extraí do livro que lançamos O Guia Completo do Storytelling de Fernando Palacios e Martha Terenzzo (eu como autora) editado pela Alta Books alguns pontos que nós profissionais de marketing e comunicação temos que lembrar do que somos feitos todos os dias para não literalmente surtarmos em meio a tanto ROI, meta de vendas de dois dígitos mesmo na crise, BigData e outras palavras e coisas consumidas.

Consultoria de Branding, bem como o marketing, inspiram as pessoas a acreditarem no valor dos produtos e serviços de uma marca. Ele mostra às pessoas porque vale a pena investir na marca e como isso melhorará suas vidas.

Durante a criação do projeto, em nossas pesquisas mundo a fora, não encontramos uma iniciativa que oferecesse um pacote tão completo e com oportunidades exclusivas para a indústria de Creators. Juntamos em nossos programas os componentes que acreditamos serem fundamentais para um ciclo de aprendizagem teórico-prático-vivencial: aulas online com especialistas + encontro virtual para networking e troca de informações.

O CMO Club, comunidade de executivos de marketing engajados, em parceria com a MediaMath, uma das principais empresas globais de mídia programática e criadora da plataforma de TerminalOne, anunciaram o lançamento de um estudo que revela como os CMOs (Chief Marketing Officers) estão priorizando o ROI (Retorno sobre Investimentos) mensurável, além de programas de mídia.

No terceiro painel, para apresentar os atuais e os futuros caminhos que o conteúdo irá trilhar, Bruno Belardo, diretor de estratégia de marca da Buzzfeed Brasil, abriu destacando os features da empresa e contando que ela está em 10 países produzindo conteúdo. Entre os grandes sucessos de engajamento da plataforma estão a denúncia de entrega de jogos de tênis – furo feito com a BBC de Londres – e do vestido que, para alguns era azul e preto e, para outros, branco e dourado, este com 82 milhões de views em 24 horas.

Referências
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