startups de sucesso: estratégia ou sorte?

A maioria de nós já ouviu esta frase “90% de todas as startups falham”, mas não encontramos os relatórios detalhados sobre o que exatamente deu errado com a start-up, exceto a retórica de que “elas falharam em entregar”. 

A frase que não é completa nem convincente. Como não há uma razão para o sucesso de uma startup, da mesma forma não se pode atribuir uma razão para o seu fracasso. Para chegarmos a uma conclusão lógica temos que analisar os fatores que constituem uma startup e, a partir disso, precisamos descobrir qual fator deu errado para uma startup e o que contribuiu para o sucesso de outras.

As startups não têm uma fórmula predeterminada para o sucesso, mas há certas coisas nas quais toda startup deve se concentrar para que possa se dar uma oportunidade de sucesso.

Os principais fatores que constituem uma startup e sua importância são:

Idéia

Embora geralmente se acredite que a força e a singularidade de uma ideia sejam o principal fator que contribui para o sucesso de uma start-up, mas não é assim se você olhar para algumas start-ups. Na verdade, a força, originalidade e praticidade de uma ideia sempre determinarão o financiamento e a disposição dos clientes em aceitar seus produtos e serviços, mas o fato é que uma boa ideia não é garantia de sucesso.

Liderança

O futuro de uma startup é determinado pela visão de um líder, portanto, o destino de uma startup também depende de seus líderes. Além disso, bons líderes foram capazes de conectar seu pessoal com sua visão e inspirá-los a trabalhar mais para alcançar os objetivos de sua equipe. Caso o líder não seja competente, mesmo uma ideia única seria fracassada e se o líder for competente e eficaz, mesmo com a ideia existente, ele pode criar maravilhas.

Equipe

O talento, o engajamento e as habilidades da equipe determinariam a implementação bem-sucedida da estratégia. Richard Branson havia dito: “Funcionários leais em qualquer empresa criam clientes leais, que por sua vez criam acionistas felizes”. Uma boa equipe garante que o orçamento de despesas permaneça sob controle e que o crescimento das vendas não fique estagnado. Assim, a contratação deve ser de forma que apenas os melhores entrem na organização e a cultura deve ser tal que todos se dêem bem.

Capital e Financiamento

Exceto ou não o capital é uma das coisas mais importantes para o sucesso de uma start-up. Se você observar o sucesso do Flipkart e do Paytm, descobrirá que o alcance do mercado e os clientes foram adquiridos por meio de grandes descontos, o que foi possível devido ao financiamento que essas startups receberam do exterior. Outro exemplo pode ser a Amazon, que agora se tornou a segunda maior empresa de comércio eletrônico por conta de bolsos profundos. O financiamento significa que você pode fazer qualquer coisa e sairá bem-sucedido, mas facilita seu caminho.

Plano e Execução

A ideia é apenas o primeiro passo e o plano é como você vai executar essa ideia. Pode incluir seu objetivo, metas e mecanismo operacional. A grande questão é que tipo de plano você deve ter para atingir seus objetivos. Neste ambiente altamente competitivo não pode haver um plano fixo, mas um plano flexível e abrangente aumenta a probabilidade de sucesso. Se um fator que diferencia uma start-up bem-sucedida de outras, é a execução de um plano. Uma citação é assim: “Todo mundo tem um plano e, de fato, um bom, mas é a execução que faz a diferença”.

Cronometragem

Se você lançar seu produto ou serviço muito cedo no mercado, que não está preparado para adotar, resultaria em fracasso, mas se você se atrasar no lançamento de seu produto ou serviço, poderá perder vantagem competitiva sobre os concorrentes e será difícil bisbilhotar seus clientes . 

O tempo é algo que não pode ser substituído nem ignorado. 

O maior desafio aqui é que não há teste para determinar o momento exato do lançamento de qualquer produto, mas uma pesquisa de mercado abrangente pode dar uma ideia, mas principalmente você precisa confiar em sua intuição e sorte. Por exemplo, o YouTube surgiu no momento em que havia muitos provedores de serviços de streaming, mas a entrada do YouTube marcou a entrada da internet de alta velocidade e, portanto, o buffer reduz e o YouTube assume a liderança sobre outros que estavam no mercado antes do YouTube.

Resposta da liderança a uma crise

É um fato bem conhecido que, mesmo que você planeje o melhor, a merda acontece. Mike Tyson expressou isso exatamente em palavras: “Todo mundo tem um plano até levar um soco na cara”. Não é uma coisa para se preocupar, mas quão flexível foi o seu plano e quão melhor você estava preparado para lidar com a crise determinaria o futuro das start-ups.

Marketing

Um marketing bem-sucedido significa que você conseguiu transmitir a seus clientes exatamente o que estava entregando. Também deve-se tomar cuidado para que você transmita a mesma coisa que seus clientes estão dispostos a ouvir. Por exemplo, a Tanishq comercializou seus produtos como feitos de ouro de 24 quilates e colocou um sistema em seu showroom para testar a pureza do ouro. Eles sabem que os clientes estão fartos das más práticas no mercado de ouro.

Crescimento

O sucesso também depende do caminho de crescimento que você tomou. A Flipkart escolhe o caminho das práticas de desconto profundo para obter a base máxima de clientes e está com perdas financeiras, mas espera poder gerar lucro a longo prazo. As salas Oyo, por outro lado, contam com seus serviços e agora se tornaram lucrativas após a perda inicial.

Esses são alguns dos principais fatores que impactam o sucesso das startups

Embora não haja um caminho definido para o sucesso, depende muito da sorte, mas se esses fatores forem considerados, o risco pode ser minimizado significativamente.

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