6 dicas para escrever melhores anúncios no Facebook

A taxa média de conversão de anúncios do Facebook é de 9,11%, o que pode significar um ótimo retorno do investimento se você conseguir manter seus gastos com anúncios sob controle. Não é à toa que, de todas as opções de publicidade paga nos canais de mídia social, o Facebook está entre os mais populares. Tem um enorme potencial para empresas e empreendedores.

Mas, é claro, o desempenho de suas campanhas de anúncios no Facebook depende se o copy (texto) do anúncio é ou não atraente. Se não for, você terá dificuldade para obter sua taxa de cliques (CTR) e taxa de conversão onde deseja, e desperdiçará muito dinheiro no processo. Aqui estão algumas dicas para evitar esse resultado e, a partir daí, escrever títulos de anúncios de alta conversão.

Dicas para escrever melhores títulos para anúncios no Facebook


Existem muitas técnicas de redação e diferentes tipos de anúncios. Cada um exige uma abordagem diferente. Nesse artigo você encontrará algumas das principais dicas para escrever títulos matadores para seus anúncios do Facebook. (P.S. Os princípios funcionam para anúncios do Google, LinkedIn e outros tipos de anúncios pagos em canais de mídia social.)

1. Torne seus títulos pessoais

Em vez de escrever seu texto do anúncio do Facebook – incluindo títulos – para seu público como um todo, escreva para um indivíduo usando a segunda pessoa. Fazer isso pode elevar um título de “apenas mais uma mensagem de marketing” para “uma mensagem que é relevante para mim” e vale a pena parar para pensar. Quanto mais relevante um título parecer para cada pessoa que o lê, maior a probabilidade de conversão.

Portanto, use “você”, “seu” e outras palavras que adicionem um toque pessoal aos seus títulos. Isso não apenas pode aumentar sua CTR (Clickthrough Rate ou Taxa de Cliques) no curto prazo, mas também ajuda no reconhecimento da marca, que inclui o quão bem as pessoas se lembram de você e o que você oferece. E um maior reconhecimento da marca pode facilitar a conversão de clientes e usuários em potencial se, por exemplo, você decidir executar campanhas de retargeting.

2. Enfatize palavras de poder

Beau Pent, chefe de vendas da GoCo, explica o valor das palavras poderosas desta forma: “Elas nem sempre se aplicam, mas quando o fazem, palavras como ‘grátis’, ‘novo’ e ‘exclusivo’ causam um grande impacto.

Quando você os usa em suas manchetes, você está explorando os desejos das pessoas e desencadeando uma resposta emocional. Isso pode ser incrivelmente eficaz para fazer com que as pessoas parem e tomem conhecimento do seu anúncio.”

3. Use a urgência a seu favor

Ao longo das linhas de palavras de poder, palavras que implicam urgência também podem chamar a atenção e aumentar a sua taxa de conversão. É por isso que tantas marcas de comércio eletrônico exibem anúncios com frases como “somente hoje”, “oferta por tempo limitado”, “oferta relâmpago” e “compre agora”.

Especialmente se a sua oferta for realmente sensível ao tempo, você também pode usar essa abordagem para incentivar as pessoas a clicarem no botão CTA (Call To Action) imediatamente.

4. Chame a atenção com números

Em geral, se você está escrevendo um texto para um anúncio do Google ou para uma Landing Page (página de destino), os títulos com números são atraentes. Os títulos dos anúncios do Facebook não são diferentes.

As estatísticas podem deixar as pessoas curiosas sobre um tópico e, ao mesmo tempo, fazer você parecer mais experiente e confiável. Exemplo: “Aumente seu lucro em 25% em 30 dias”.
Números que funcionam como prova social para sua marca podem fazer você parecer mais confiável. Exemplo: “Mais de 2 mil startups confiam em ACME”

Os números que quantificam um benefício do que você está anunciando fornecem aos clientes em potencial uma razão imediata pela qual seu anúncio merece a atenção deles. Exemplo: “um extra de R$ 5 mil/mês mudaria sua vida?”

5. Coloque seus maiores pontos de venda na frente e em destaque

“Como escolher você me beneficia?” Responder a essa pergunta é a chave para atrair a atenção de clientes ou usuários em potencial e fazer com que eles convertam. Portanto, seja claro em sua proposta de valor e coloque-a na frente e em destaque.

Destaque o que você está fazendo de forma diferente ou melhor do que os concorrentes e, o mais importante, por que isso é importante para seu público-alvo. (Dica: se o slogan da sua marca já faz isso, você pode testar sua eficácia como título.)

6. Explore os pontos problemáticos do público

O framework Pain Agitate Solution é uma das abordagens mais populares para copywriting por um motivo. A dor e, mais especificamente, a busca pelo alívio da dor, é um grande motivador para as pessoas.

Portanto, tente mencionar um ponto importante ou dificuldade que seu público tem em seu título. E deixe claro no texto do anúncio e/ou no criativo do anúncio que você tem uma solução que funciona. Se você fizer as duas coisas, inevitavelmente verá mais cliques em suas páginas de destino, mais tráfego em sua página do Facebook e mais conversões em seu e-commerce também.

Aqui na Wyse nós desenvolvemos campanhas de marketing de performance desde 2001. Se você precisa de ajuda para divulgar a sua marca ou aumentar os seus resultados de venda, agende uma reunião para nos conhecer e saber como podemos lhe ajudar. Basta clicar no botão contato ali em cima no menu ou, se preferir, por Whatsapp.

sobre o autor

Marcos G. Figueira
Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

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