marketing de conteúdo: 10 dicas para criar uma campanha eficaz

Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas por marcas bem sucedidas. Confira nossas 10 dias para criar uma estratégia matadora.

Dica 1: definir o público-alvo e suas necessidades de informação

No B2B, definir o público-alvo ou leitores envolve conhecer o setor, o tamanho da empresa e o título do cliente em potencial, responsabilidades, educação e grau de conhecimento no tópico escolhido, além de como eles usam seu tipo de produto em seus negócios. Você também deve pensar nas necessidades de informação dos clientes potenciais no estágio do processo de compra em que você os está alcançando.

Dica 2: crie um plano de conteúdo estratégico ou útil

Um plano de conteúdo estratégico é aquele em que publicar e distribuir o conteúdo resolve um problema de marketing. Um plano de conteúdo útil divulga informações valiosas para o prospect em seu trabalho, mas não é um argumento de vendas para seu produto ou serviço. Por exemplo, um revendedor de computadores pode oferecer a clientes potenciais e clientes um relatório especial sobre como evitar a perda de dados ou evitar hackers, malware e vírus. Esse tipo de informação acionável não acelera especificamente as etapas do ciclo de vendas ou vende o cliente em potencial para o revendedor ou suas soluções. Mas o cliente em potencial apreciará as dicas gratuitas e retribuirá vendo o revendedor de uma forma mais favorável. Isso cria boa vontade e cria a impressão de que você é um especialista em seu campo.

Dica 3: selecione um formato ou meio para sua isca digital

O conteúdo pode ser apresentado em vários formatos e mídias, e sua escolha pode fazer uma grande diferença no sucesso de sua campanha de marketing de conteúdo.

Além de white papers ou relatórios para download, há muitas outras opções. Você pode:

Ofereça um webinar gratuito, curso online, podcast, infográfico ou pôster.

Publique um vídeo em seu site ou YouTube.

Envie um CD de áudio ou um DVD.

Carregue dados e conteúdos úteis em um pen drive.

A chave é pensar além de um relatório ou white paper para download. A mídia alternativa, por ser menos comum, geralmente ganha mais atenção.

Dica 4: crie um ótimo título para sua isca digital

Talvez o maior fator que determina se os clientes em potencial solicitarão seu conteúdo gratuito seja o título da sua isca digital. O objetivo é atrair a atenção do cliente em potencial, gerar interesse e curiosidade e obrigá-lo a solicitar a isca digital.

Dica 5: Pesquise, organize e escreva o conteúdo

A quantidade de pesquisa que você precisa fazer depende do seu conhecimento sobre o assunto. Mas mesmo que você conheça bem o assunto, faça alguma pesquisa externa para aumentar seu conhecimento sobre o assunto com fatos, números e ideias fora do seu.

Depois de reunir seu conteúdo, pense em como organizar e apresentar o material. Às vezes, o conteúdo dita naturalmente um esquema organizacional específico, como ordem alfabética ou cronológica. Outras vezes, algo tão simples quanto uma lista numerada pode fazer. Ou você pode escolher um formato de perguntas e respostas, como em uma página de perguntas frequentes em um site.

Por fim, escreva seu documento. Depois que o documento estiver pronto, edite para torná-lo mais preciso, claro e melhor, depois peça para um revisor profissional revisá-lo.

Dica 6: Crie uma Landing Page para Baixar a Lead Magnet

Uma página de destino é uma página da Web independente em que o cliente em potencial pode solicitar a isca gratuita ou a isca digital. Em uma página de destino eficaz e bem projetada, existem apenas duas opções: Solicite a isca digital gratuita ou saia. Portanto, a taxa de conversão – a porcentagem de visitantes que preenchem e enviam seu formulário – é muito maior em páginas de destino dedicadas do que em páginas iniciais ou qualquer outra página da web.

Dica 7: Direcione o tráfego para sua página de destino

Como você direciona o tráfego para o seu site sem gastar seu dinheiro disponível em algumas semanas? Existem sete maneiras econômicas de obter acessos em seu site: veiculando anúncios do Google, por meio de marketing de afiliados, participando de pop-ups de co-registro, comprando anúncios hospedados na Web, marketing por e-mail, comprando anúncios on-line ou fazendo marketing viral adicionando um linha para suas mensagens de marketing por e-mail de saída que diz: “Sinta-se à vontade para encaminhar este e-mail para seus amigos para que eles possam aproveitar esta oferta especial”.

Existem muitas outras maneiras econômicas de obter acessos em seu site, incluindo cartões postais, cartas de vendas, anúncios impressos, blogs, anúncios ou postagens de mídia social, webinars ou podcasts.

Dica 8: Preencha as Dúvidas

Quando um prospect solicita a isca digital, você deve entregar iscas digitais eletrônicas, como downloads de PDF, em segundos ou minutos. Imãs de chumbo físicos, como livros ou DVDs, devem ser enviados dentro de 24 a 48 horas.

Dica 9: Acompanhamento

Embora as opiniões variem, prefiro exigir que os clientes em potencial forneçam seu número de telefone e seu endereço de e-mail para permitir que os vendedores façam o acompanhamento.

Dica 10: Garanta um compromisso ou conversa

Os profissionais de marketing frequentemente precisam ser lembrados de que o objetivo final do marketing de conteúdo não é fornecer informações, mas vender algo. Então, eventualmente, você precisa dar o próximo passo no processo de vendas, que é garantir um compromisso – pessoalmente ou por telefone – com o cliente em potencial para fazer alguma venda pessoal.

Se você executou as etapas de um a nove corretamente, terá uma vantagem em fazer essa venda, por vários motivos. Primeiro, ao oferecer uma isca digital, você terá mais leads e, portanto, mais compromissos de vendas. Quanto mais compromissos você tiver, mais vendas você fechará.

Em segundo lugar, um white paper bem escrito ou outra isca digital pode educar os clientes em potencial antes da reunião de vendas. Então, quando você tem aquela primeira conversa com eles, eles já estão predispostos a comprar seu produto.

Terceiro, um bom conteúdo pode antecipar e responder às objeções mais comuns que os clientes em potencial provavelmente terão. Quando as objeções são feitas e respondidas antes da primeira ligação de vendas, a conversa pode se concentrar nos aspectos positivos, porque os negativos já foram tratados e descartados.

A Wyse é uma consultoria de marketing, marketing digital e branding estratégico. Um dos serviços que oferecemos aqui na Wyse é exatamente a criação e execução de estratégias de marketing de conteúdo. Entre em contato conosco e agende uma reunião para saber como podemos ajudar a sua marca a se reinventar.