marketing digital para pequenas empresas

Como criar um plano de marketing digital para sua pequena empresa

As pequenas empresas têm cada vez mais dificuldade para se destacar no mercado. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e os grandes players do mercado dominam as principais plataformas de marketing e vendas. Por isso, é cada vez mais importante que as pequenas empresas utilizem o marketing digital para se promoverem, visto que o marketing digital possibilita alcançar os clientes certos, de forma direta e precisa e com custos otimizados.

O marketing digital é uma ótima forma de gerar visibilidade para sua empresa, atrair novos clientes e fidelizar os clientes atuais. Entretanto, é preciso investir em um bom planejamento.

Plano de Marketing Digital

Neste artigo, vamos mostrar como criar um plano de marketing digital para sua pequena empresa passo a passo. Siga a leitura e saiba como destacar a sua marca dos seus concorrentes!

Para criar um plano de marketing digital para sua pequena empresa, é importante considerar os seguintes pontos:

  • Qual o objetivo do seu negócio?
  • Quem são os seus clientes?
  • Quais as plataformas de marketing digital mais adequadas para sua empresa?
  • Como planejar e executar as ações de marketing digital?

Vamos aos detalhes:

1. Qual o objetivo do seu negócio?

Antes de investir em marketing digital, é importante ter claro qual o objetivo da sua empresa. Isso vai ajudar a direcionar as estratégias e ações que serão implementadas.

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar as vendas, o foco do marketing digital deve ser atrair novos clientes para o seu negócio. Já se o objetivo é fidelizar os clientes, as estratégias de marketing digital devem estar voltadas para a criação e manutenção de uma boa relação com os clientes atuais.

Uma empresa deve sempre investir tanto nos clientes atuais quanto na captação de novos clientes.

Você pode utilizar as mídias sociais tanto para se relacionar com os clientes atuais e lembrá-los que você existe e também para alcançar novos clientes. As estratégias são diferentes e a sua agência deve estar preparada para criar tanto campanhas de engajamento e fidelização quanto campanhas de performance que visam gerar resultados específicos e mensuráveis.

2. Quem são os seus clientes?

Outro ponto importante a ser considerado na hora de criar um plano de marketing digital é o seu público-alvo. Quem são as pessoas que mais consomem os produtos e serviços da sua empresa? Qual a idade, o sexo, a renda, os hábitos de consumo, entre outros fatores?

Para atrair e fidelizar os clientes ideais para o seu negócio, é preciso direcionar as estratégias de marketing para o público certo. Isso inclui escolher as plataformas de marketing digital mais adequadas, o tipo de conteúdo que será publicado e definir a mensagem adequada que sensibilize a sua audiência e a estimule a agir.

Público-alvo Versus Buyer Personas

Observe que são características distintas. A definição do público-alvo se concentra essencialmente em caraterísticas demográficas como sexo, idade, faixa de renda, localização… Já quando falamos das características das Buyer Personas nos referimos ao perfil psicográfico ou psicológico do comprador típico ou ideal dos seus serviços ou produtos. Entre as características da(s) sua(s) buyer persona(s) podemos destacar, como essa pessoa pensa, age, o que ela ouve da familia, dos amigos, quais as pressões sociais que ela sofre, quais as suas aspirações, o que a faz feliz ou triste, o que ela espera do produto etcetera. Compreender as suas buyer personas ajuda a criar um argumento de vendas que irá sensibilizar a sua audiência e favorecer a conversão.

3. Quais são as plataformas de marketing digital mais adequadas para sua empresa?

Com o objetivo e o público-alvo definidos, é hora de escolher as plataformas de marketing digital que mais se adequam às suas necessidades.

Existem diversas opções, como o marketing de busca (SEO e Google Ads), as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, entre outras), o marketing de conteúdo (blogs, e-books, webinars) o e-mail marketing (newsletters) entre outras opções.

A escolha das plataformas de marketing digital vai depender do objetivo da sua empresa, do seu público-alvo e do orçamento disponível. Por isso, é importante pesquisar e testar diversas opções até encontrar aquelas que mais dão resultado para o seu negócio.

4. Como planejar as ações de marketing digital?

Após escolher as plataformas de marketing digital que mais se adequam às suas necessidades, é hora de começar a planejar e executar as ações. Para isso, é importante definir o tipo de conteúdo que será publicado, a frequência de publicação, o alcance, os canais de comunicação que serão utilizados e os call-to-actions (CTAs) que serão inseridos nas peças publicitárias.

Além disso, é importante monitorar o desempenho das ações de marketing digital para poder fazer os ajustes necessários e aprimorar continuamente os resultados. Para isso, é importante definir métricas de sucesso e criar um plano de acompanhamento.

Tenha em mente que a sua campanha inicial nunca será a melhor ou a definitiva, mesmo porque o Google, Facebook etc precisam entender que tipo de pessoa está mais suscetível ao seu anúncio e, com o tempo, essas plataformas vão ajustando para que pessoas elas exibem as suas peças o que tende a aumentar as suas conversões.

Com um plano de marketing digital bem definido, é possível alcançar os objetivos traçados para o seu negócio e ter sucesso no seu empreendimento.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender como criar um plano de marketing digital para sua pequena empresa. Lembre-se sempre de manter o foco no seu objetivo e no seu público-alvo, além de monitorar o desempenho das ações para fazer os ajustes necessários.

Saiba que a Wyse pode ajudar a sua empresa no desenvolvimento de seu planejamento de marketing digital, na criação das suas campanhas e no monitoramento dos resultados. Nós já ajudamos centenas de empresas a alcançarem os seus objetivos. Agende uma reunião e veja como podemos ajudá-lo.

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sobre o autor

Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

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