marketing para o século 21

O século 21 presenciou o advento da nova economia, graças à inovação e desenvolvimento tecnológico.

Para entender a nova economia, é importante entender brevemente características e características da velha economia.

A revolução industrial foi o ponto de partida da velha economia com foco na produção em massa de produtos padronizados. Esses produtos de massa foram importantes para a redução de custos e satisfação da grande base de consumidores.

À medida que a produção aumentou, as empresas expandiram-se para novos mercados em todas as áreas geográficas. A velha economia preservava a hierarquia organizacional onde a alta administração dava instruções que eram executadas pelo gerente intermediário e em seguida para os trabalhadores.

Em contraste, a nova economia viu o poder de compra crescer graças à revolução digital. Os consumidores têm acesso a informações de todos os tipos de produtos e serviços. Além disso, a padronização foi substituída por mais personalização com um aumento dramático em termos de oferta de produtos. A experiência de compra também mudou com a introdução da compra online, que pode ser feita 24 horas por dia, 7 dias por semana, com produtos sendo entregues no escritório ou em casa.

As empresas também aproveitaram as informações disponíveis e estão projetando programas de marketing mais eficientes para os consumidores, bem como para o canal de distribuição. A revolução digital aumentou a velocidade da comunicação móvel, e-mail, SMS, Whatsapp etc. Isso certamente auxilia as empresas a tomar decisões e implementar estratégias mais rapidamente.

Marketing é o processo de desenvolver, anunciar e distribuir bens e serviços tanto para consumidores quanto para empresas.

No entanto, o marketing não se limita apenas a bens e serviços, é estendido a tudo, desde lugares às ideias. Isso traz muitos desafios para o pessoal de marketing que precisa tomar decisões estratégicas. E a resposta a esses desafios depende do mercado que a empresa atua, pois as decisões do mercado consumidor dependem em relação ao produto, embalagem, canal de distribuição…

Para o mercado empresarial, o conhecimento e a conscientização do produto são essenciais para o pessoal de marketing, pois as empresas estão procurando manter ou estabelecer uma credencial em seu respectivo mercado.

Para o mercado global, o pessoal de marketing deve considerar não apenas a diversidade cultural, mas também ter cuidado com as leis de comércio internacional, acordos comerciais e requisitos regulatórios de cada mercado. Para organizações sem fins lucrativos com orçamentos limitados, a importância está relacionada ao preço dos produtos, portanto, as empresas precisam projetar e vender produtos de acordo.

A filosofia de marketing empregada por qualquer empresa deve ser uma mistura de interesse da organização, interesse do consumidor e interesse da sociedade. Na filosofia de produção, o foco das empresas está em números, alta contagem de produção, o que reduz o custo por unidade e junto com a distribuição em massa. Esse tipo de conceito geralmente faz sentido em um mercado em desenvolvimento, onde há necessidade de produtos em grande quantidade.

A filosofia do produto fala sobre consumidores que estão dispostos a pagar um prêmio extra por alta qualidade e desempenho confiável, então as empresas se concentram em produzir produtos bem feitos.

O conceito de venda acredita em empurrar os consumidores para a compra de produtos que, em circunstâncias normais, seriam resistentes. O conceito de marketing acredita na satisfação do consumidor, desenvolvendo e vendendo produtos mantendo o foco exclusivamente nas necessidades e desejos do cliente.

A filosofia do cliente acredita na criação de produtos customizados, onde em produtos está o design olhando para o histórico de transações dos consumidores.

A última filosofia é o conceito societário que acredita no desenvolvimento de produtos, que não apenas gerem a satisfação do consumidor, mas também levem em conta o bem estar da sociedade ou do meio ambiente.

A revolução digital e o século 21 fizeram com que as empresas afinassem a forma como conduzem seus negócios. Uma grande tendência observada é a necessidade de agilizar processos e sistemas com foco na redução de custos por meio da terceirização.

Outra tendência observada nas empresas é o estímulo ao estilo empreendedor de ambiente de trabalho com abordagem global (global-local). Ao mesmo tempo, os profissionais de marketing das empresas estão ansiosos para construir relacionamentos de longo prazo com os consumidores. Essa relação estabelece a plataforma de entendimento das necessidades e preferências do consumidor.

Os profissionais de marketing estão olhando para os canais de distribuição como parceiros nos negócios e não como clientes. Empresas e profissionais de marketing estão tomando decisões usando vários modelos simulados por computador.

Resumir o marketing do século 21 é um desafio equivalente a acompanhar o ritmo da mudança do tempo.

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sobre o autor

Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

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