o que é social commerce?

O que é Social Commerce?

Social Commerce, Comércio Social ou mesmo Facebook Commerce

O Social Commerce é o já conhecido e-commerce acrescido da interação e da recomendação de membros da sua rede de relacionamentos (nas redes sociais).

Na verdade, tal conceito (de dar referências sobre um produto) sempre existiu no comércio tradicional, e mesmo no comércio online (e-commerce), quando as lojas virtuais inseriam mensagens testemunhais de outros consumidores desse ou daquele produto. O objetivo era o de conferir credibilidade à loja e ao produto ou serviço “em si”. Entretanto, graças às possibilidades de conexão e interação oferecidas pelas redes sociais, o Social Commerce pode então emergir e exercer a sua vocação.

A principal vantagem do Social Commerce é que já é sabida a influência da recomendação nos impulsos de compra. Em um futuro próximo, nós veremos em nossas páginas do Facebook, por exemplo, banners ou postagens do tipo: “Seu amigo fulano acabou de comprar o produto X da loja XYZ. Confira o que ele achou do produto e experimente a Loja XYZ você também”.

Com o crescimento vertiginoso do Facebook, o Social Commerce ganhou uma variante específica, o F-Commerce. Trata-se de lojas montadas dentro do espaço da própria rede social, onde o usuário-comprador pode efetuar uma transação sem deixar aquele ambiente. É importante ressaltar que não é necessário que a sua empresa possua uma loja “dentro” do Facebook para se beneficiar das características do Social Commerce. Mesmo uma loja virtual convencional pode conter widgets (componentes) de integração com redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

Com mais de um bilhão de pessoas engajadas nas diversas redes sociais, a troca de informações e recomendaçõs sobre produtos e serviços deverá ganhar fôlego e se constituir em uma prática usual.

Baseado no mesmo conceito de Social Commerce, o da referência de amigos e conhecidos, o gigante de buscas Google lançou recentemente a “busca social”. A partir de agora, e cada vez mais, os usuários perceberão que sempre que buscarem algum assunto, produto ou serviço, poderão observar em seus resultados o que amigos e conhecidos eventualmente recomendam.

Por que as referências são tão importantes?

Diversos estudos e pesquisas já identificaram que os consumidores confiam mais em seus amigos e conhecidos próximos do que nos anúncios tradicionais aos quais nós já nos acostumamos. Então os anúncios não valem mais nada? Claro que não! Os anúncios exercem um importante papel na disseminação das informações e novidades por diversas redes de relacionamento distintas e de modo simultâneo. Anunciar um produto ou serviço é fundamental para que a mensagem atinja um grande número diversificado de indivíduos, os quais você não teria acesso somente por meio da sua rede de contatos.

As redes sociais prometem ainda que o relacionamento com clientes de uma empresa se torne mais personalizada e até intimista. As organizações estão descobrindo que esses canais podem vir a representar a possibilidade de obtenção de conhecimento aprofundado dos desejos e anseios dos seus clientes. Pode ainda criar um vínculo mais profundo entre o consumidor e a marca e, com isso, aumentar a fidelização. Se os dados coletados pelas empresas forem bem administrados e analisados, poderão antecipar tendências, fornecer idéias para novos produtos cada vez mais adequados aos seus clientes.

As redes sociais online estão se constituindo como uma nova forma de se estabelecer relações pessoais e profissionais. Não poderia ser diferente com os hábitos de consumo. Do mesmo modo que o Google se transformou em uma fonte de busca de produtos, serviços e referências, o Social Commerce deverá se tornar o novo modelo e a nova prática de consumo nos anos que se seguirão.

Referências

Barabási, A.L. (2003) “Linked: How everything is connected to everything else and what it means for business, science and everyday life” – New York, NY – Penguin Books

sobre o autor

Marcos G. Figueira
Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

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