canais de marketing

Projetando e gerenciando redes de valor e canais de marketing

Uma maneira normal de funcionar para uma empresa é adquirir matérias-primas, usar sua experiência na criação do produto e depois distribuir para o cliente. As empresas têm de converter esta cadeia de abastecimento numa rede de valor para desenvolver e manter a parceria com os diferentes stakeholders.

Rede de valor e canal de marketing

Uma rede que cria parceria e valor na compra, produção e venda de produtos é chamada de rede de valor. A rede de valor considera todos os participantes do sistema da cadeia de suprimentos como parceiros e não como clientes. O objetivo da rede de valor é aumentar a produtividade, economizar custos e aumentar a receita. As empresas estão dispostas a levar o processo de aquisição on-line para precisão e velocidade. As empresas sabem exatamente o papel de cada parceiro em influenciar ou interromper as operações normais.

As empresas desenvolveram canais e redes de distribuição através dos quais fornecem o produto final aos clientes. Este canal de distribuição e rede são referidos como o canal de marketing. As empresas investem tempo e dinheiro em um canal de marketing que funcione bem. Os canais de marketing são parte integrante da atividade de marketing e promoção da empresa.

Canais de comercialização

A competência central de uma empresa está no desenvolvimento de um produto que satisfaça uma necessidade específica do mercado. Uma empresa, se decidir vender um produto por conta própria, está desviando do negócio principal, resultando em dificuldades operacionais. O canal de marketing são ouvidos e olhos das empresas do mercado. Eles fornecem às empresas informações valiosas sobre clientes, concorrentes e outros players do mercado. O computador da Dell usa exclusivamente marketing direto (a Internet e o serviço de correio expresso) para atingir os clientes. são diferentes de canal de marketing dependendo do número de intermediários como varejista, atacadista e distribuidor. Os canais também são utilizados por empresas prestadoras de serviços; por exemplo, o hospital e o corpo de bombeiros precisam se localizar estrategicamente para que as pessoas cheguem sem esforços consideráveis.

Projeto, Gerenciamento, Avaliação e Modificação do Canal de Marketing

Ao projetar o canal de marketing, as empresas analisam as necessidades e preferências dos clientes por um determinado produto. O canal de marketing adicional deve estar alinhado com os objetivos gerais da empresa em custo e nível de produção desejado. As empresas precisam explorar vários canais de marketing, como marketing direto, telemarketing, mala direta, etc., para encontrar o ajuste certo para alcançar o cliente. Cada canal pré-selecionado deve ser avaliado em critérios operacionais, econômicos e de flexibilidade. Uma vez desenhado o canal, as empresas procuram selecionar parceiros com características que tenham impacto positivo para o produto. Os membros do canal precisam receber a quantidade certa de treinamento para entender completamente seu papel em relação ao cliente e ao produto. As empresas precisam desenvolver um mecanismo para monitorar o funcionamento dos canais de marketing em critérios baseados na satisfação total do cliente. Depois de analisar os canais de marketing, as empresas devem modificá-los para melhorar o funcionamento e a produtividade.

Novas tendências em canais de marketing

As empresas estão ansiosas para inovar no funcionamento dos negócios para enfrentar a concorrência e o cenário de mercado em mudança. Isso viu surgir diferentes tipos de canal de marketing. Em um canal de marketing vertical, o tradicional produtor-atacadista-varejista torna-se uma unidade funcional. Isso pode ser alcançado por meio de franquia ou propriedade única. No canal de marketing horizontal, duas ou mais agências não relacionadas combinam-se para explorar as oportunidades de mercado, por exemplo, bancos em supermercados. Nos sistemas de marketing multicanal, as empresas usam diferentes canais de marketing para atingir diferentes bases ou segmentos de clientes.

Gestão de Conflitos em Canais de Marketing

No canal vertical os conflitos são entre membros do mesmo canal. No canal horizontal, os conflitos ocorrem entre provedores de serviços semelhantes em um canal diferente. No conflito multicanal surgem quando um canal diferente atende ao mesmo mercado. O primeiro passo na resolução de conflitos é identificar a causa do conflito. O próximo passo é gerenciar o conflito. Isso pode ser feito estabelecendo um mandato claro para cada membro e seu papel no objetivo geral da empresa. Além disso, a adesão conjunta, a diplomacia e a troca de membros da equipe são outras formas de resolver conflitos.

As empresas precisam projetar e gerenciar os canais de marketing de forma que sempre possam entregar valor ao cliente.

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