A função central do marketing é entender e satisfazer as necessidades, desejos e expectativas do consumidor.
O comportamento do consumidor captura todos os aspectos de compra, utilidade e descarte de produtos e serviços.
Em grupos e organização são considerados no âmbito do consumidor. Deixar de entender o comportamento do consumidor é a receita para o desastre, pois algumas empresas descobriram isso da maneira mais difícil.
Por exemplo, o Wal-Mart lançou operações na América Latina com design de loja replicando o dos mercados americanos. No entanto, o consumidor da América Latina difere do consumidor dos EUA em todos os aspectos. O Wal-Mart sofreu consequências e não conseguiu criar impacto.
As forças sociais, culturais, individuais e emocionais desempenham um papel importante na definição do comportamento de compra do consumidor.
A cultura, a subcultura e a classe social desempenham um papel importante na finalização do comportamento do consumidor. Por exemplo, o consumidor que cresce nos EUA está exposto ao individualismo, liberdade, realização, escolha, etc. No nível da subcultura, a influência da religião, raça, localização geográfica e etnia definem o comportamento do consumidor.
A classe social é composta por consumidor com o mesmo nível de renda, escolaridade, gosto, sentimento de superioridade e inferioridade. Com o tempo, o consumidor pode passar de um nível social para outro.
A cultura por si só não pode definir o comportamento do consumidor; as forças sociais também desempenham um papel importante.
As forças sociais consistem em família, amigos, grupos de pares, status e papel na sociedade. Os grupos que têm influência direta ou indireta sobre o consumidor são chamados de grupos de referência.
Os grupos primários consistem em amigos, familiares e colegas com quem o consumidor tem contato direto por um tempo considerável.
Grupos secundários são associações onde a interação é em nível formal e o tempo dedicado é menor.
O comportamento de compra do consumidor é influenciado por traços de personalidade do próprio indivíduo.
Esses traços de personalidade não permanecem os mesmos, mas mudam com o ciclo de vida. A escolha da ocupação e o nível de renda correspondente também desempenham um papel na determinação do comportamento do consumidor.
Um médico e um engenheiro de software teriam padrões de compra diferentes em vestuário, alimentos, automóveis, etc.
Consumidores com antecedentes, ocupação e níveis de renda semelhantes podem apresentar um padrão de estilo de vida diferente.
Um comportamento de compra individual é influenciado pela motivação, percepção, aprendizado, crenças e atitude.
Esses fatores afetam o consumidor em um nível psicológico e determinam seu comportamento geral de compra.
A hierarquia de Maslow, a Teoria de Herzberg e a Teoria de Freud tentam explicar os diferentes níveis motivacionais das pessoas na tomada de decisão de compra.
Percepção é o que o consumidor entende sobre um produto através de seus sentidos.
Os profissionais de marketing precisam prestar atenção à percepção do consumidor sobre uma marca, e não à verdadeira oferta do produto.
A aprendizagem vem da experiência; consumidor pode responder a estímulos e comprar um produto. Uma compra favorável gerará experiência positiva resultando em aprendizado agradável. Crença é a noção pré-concebida que um consumidor tem em relação a uma marca. É o tipo de influência que uma marca exerce sobre o consumidor. Por exemplo, há uma forte crença de que os produtos vindos da engenharia alemã são produtos de qualidade. As empresas podem aproveitar essa crença e direcionar sua produção pela Alemanha.
As empresas precisam pensar além do comportamento de compra e analisar o processo de compra real.
O comportamento de compra complexo requer alto envolvimento dos compradores, pois é pouco frequente, caro e há diferenças significativas entre a escolha disponível, por exemplo. automóvel.
A compra de mercearia é referida como compra habitual, que requer menos envolvimento como poucas diferenças entre as marcas, frequentes e baratas. O processo de compra envolve a necessidade de compra, tomadores de decisão, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra.
As empresas se esforçam para entender a experiência e a expectativa do consumidor em todas as etapas do processo de compra.
Os profissionais de marketing precisam descobrir as combinações certas que iniciarão a necessidade de compra, por exemplo. programas de marketing.
As empresas devem garantir que o consumidor tenha informações prontamente disponíveis para tomar a decisão, por exemplo. internet, amigos.
Os consumidores avaliam as alternativas com base na percepção e crença da marca. As empresas precisam trabalhar duro para desenvolver produtos que correspondam sempre a essa percepção e crença.
A decisão final de compra é tomada com base na percepção dos outros sobre a marca. Pós-compra se as expectativas atenderem ao desempenho real, o consumidor está satisfeito e mais propenso a recomprar ou recomendar a marca a outras pessoas.
Os mercados consumidores são definidos por vários fatores geográficos, sociais e culturais. Além disso, o comportamento do consumidor é influenciado por fatores psicológicos, de personalidade, de grupos de referência e demográficos.
Finalmente, o processo de compra real envolve processos e ciclos complexos. As empresas precisam manter um controle sobre os três fatores na formulação da estratégia.
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