ferramentas de promoção

Ferramentas de Promoção: Publicidade, Promoção de Vendas, Relações Públicas e Marketing Direto

Os 4 P’s do posicionamento são produto, preço, praça e promoção. Todos esses quatro elementos se combinam para criar uma estratégia de marketing bem-sucedida. A promoção procura comunicar a mensagem da empresa ao consumidor. As quatro principais ferramentas de promoção são publicidade, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto.

Publicidade

A publicidade é definida como qualquer forma de comunicação ou promoção paga de produto, serviço ou ideia. A publicidade não é usada apenas por empresas, mas em muitos casos por museus, governos e organizações de caridade. No entanto, o tratamento dispensado à publicidade difere de uma organização para uma organização.

O desenvolvimento de publicidade envolve uma decisão em cinco etapas: Missão, Verba, Mensagem, Mídia e Mensuração.

A missão visa estabelecer objetivos para a publicidade. Os objetivos podem ser informar, persuadir, lembrar ou reforçar. Objetivo tem que seguir a estratégia de marketing definida pela empresa.

A decisão sobre a verba ou orçamento para publicidade deve considerar o estágio do ciclo de vida do produto, participação de mercado e base de consumidores, concorrência, frequência de publicidade e a possibilidade de substituição do produto.

O desenvolvimento da mensagem é dividido em quatro etapas, geração de mensagem, avaliação e seleção de mensagem, execução de mensagem e revisão de responsabilidade social.

Uma vez que a mensagem é decidida, o próximo passo é finalizar a mídia para entregar a mensagem. A escolha depende do alcance da mídia, frequência de transmissão e impacto potencial no cliente. Com base nessa escolha dos tipos de mídia são feitos jornais, televisão, mala direta, rádio, revista e internet. Após o qual o tempo de transmissão da mensagem é essencial para atrair a atenção do público-alvo.

Verificar a eficácia da comunicação é essencial para a estratégia da empresa. Existem dois tipos de pesquisa de efeito de comunicação de pesquisa e pesquisa de efeito de vendas.

Promoção de vendas

A promoção é uma ferramenta de incentivo usada para aumentar as vendas de curto prazo. A promoção pode ser lançada direcionada ao consumidor ou ao comércio. O foco da publicidade para criar motivo de compra o foco da promoção é criar um incentivo para comprar.

Os incentivos ao consumidor podem ser amostras, cupons, teste gratuito e demonstração. O incentivo comercial pode ser um desconto no preço, mercadorias gratuitas e subsídios. O incentivo da força de vendas pode ser convenção, feiras, competição entre vendedores.

A atividade de promoção de vendas pode ter muitos objetivos, por exemplo, atrair a atenção de um novo cliente, recompensar o cliente existente, aumentar o consumo de usuários ocasionais. A promoção de vendas geralmente é direcionada para os que ficam na cerca e para os que mudam de marca.

A atividade promocional de vendas para o produto é selecionada considerando o objetivo geral de marketing da empresa. A seleção final das ferramentas promocionais do consumidor precisa considerar o público-alvo, o orçamento, a resposta competitiva e a finalidade de cada ferramenta.

A atividade de promoção de vendas deve passar por um pré-teste antes da implementação. Uma vez lançada, a atividade deve ser controlada para que permaneça dentro do orçamento. O programa de avaliação é uma obrigação após a implementação do esquema promocional.

Relações Públicas

As empresas não podem sobreviver isoladas, elas precisam ter uma interação constante com clientes, colaboradores e diferentes stakeholders. Este serviço de relacionamento é feito pelo escritório de relações públicas. A principal função do escritório de relações públicas é lidar com comunicados à imprensa, apoiar a publicidade de produtos, criar e manter a imagem corporativa, tratar de assuntos com legisladores, orientar a gestão em relação a questões públicas.

As empresas estão procurando maneiras de convergir com as funções de marketing e relações públicas no marketing de relações públicas. A responsabilidade direta do marketing de relações públicas (MPR) é apoiar as atividades de marca corporativa e de produto.

O MPR é uma ferramenta eficiente na conscientização por meio da geração de histórias na mídia. Uma vez que a história esteja em circulação, o MPR pode estabelecer credibilidade e criar uma sensação de enigma entre os vendedores e revendedores para aumentar o entusiasmo. MPR é uma ferramenta muito mais econômica do que outras atividades promocionais.

Marketing direto

A comunicação estabelecida por meio de um canal direto sem o uso de intermediários é chamada de marketing direto. O marketing direto pode ser usado para entregar mensagem ou serviço. O marketing direto tem mostrado um enorme crescimento nos últimos anos. A internet tem desempenhado um papel importante nesta história de crescimento. O marketing direto economiza tempo, torna a experiência pessoal e agradável. O marketing direto reduz custos para as empresas. Venda presencial, mala direta, marketing de catálogo, telemarketing, TV e quiosques são meios de marketing direto.

Publicidade, atividade promocional, relações públicas e marketing direto desempenham um papel essencial para ajudar as empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

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