Brand Development Index, ou índice de desenvolvimento de marca (BDI), é um KPI que indica o nível de desempenho de uma marca em um segmento definido de clientes.
Este indicador se refere à relação entre o total de vendas de uma empresa e a população de um determinado mercado, auxiliando as marcas a aprimorar suas técnicas de marketing e publicidade.
O Brand Development Index (BDI) é um índice que traduz o nível de desempenho de uma marca em um segmento definido de clientes.
BDI ou índice de desenvolvimento de marca é utilizado para quantificar o desempenho relativo de uma determinada marca em um grupo de clientes definido. Geralmente é baseado em dados demográficos ou psicográficos.
O índice de desenvolvimento de marca ajuda a empresa a identificar segmentos fortes e fracos para marcas específicas.
O BDI pode ser usado para medir a presença da marca em um determinado mercado. É frequentemente combinado com as estratégias de marketing agressivas e defensivas de uma marca.
Por exemplo: Uma marca que emprega uma estratégia de marketing agressiva investirá mais em publicidade em áreas com baixo BDI para seus produtos. Da mesma forma, uma marca que emprega uma estratégia de marketing defensiva tentará fortalecer ainda mais sua presença em áreas com alto BDI, investindo mais nessas áreas.
Todas essas estratégias ajudam a melhorar a participação de mercado de uma marca.
Em resumo, o BDI indica a relação entre o total de vendas de uma empresa e a população de um determinado mercado, auxiliando as marcas a aprimorar as suas técnicas de marketing e publicidade.
A Importância do Índice de Desenvolvimento de Marca
As empresas utilizam várias abordagens de marketing para chegar à alocação orçamentária mais adequada. Ao fazer isso, eles tentam atingir o objetivo principal do marketing – atingir o maior número possível de pessoas com a ajuda de publicidade sem fazer gastos desnecessários. O BDI ou índice de desenvolvimento de marca é uma dessas abordagens.
Índice de Desenvolvimento de Marca (BDI) e Índice de Desenvolvimento de Categoria (CDI)
Como vimos, as empresas calculam o BDI, ou Indice de Desenvolvimento de Marca, para qualificar o desempenho relativo de seus negócios em um determinado grupo de clientes.
Já o Category Development Index (CDI), ou Indice de Desenvolvimento de Categoria, define as vendas da categoria de produtos dentro de um mercado relacionado ao desempenho médio entre os clientes. O CDI auxilia as empresas a receber informações sobre o desempenho de uma determinada categoria de produto entre determinados clientes e determinar grupos fortes e fracos para categorias de produtos.
Quando utilizado em conjunto com o BDI, o CDI é benéfico em qualquer estratégia de marketing. Ele permite que as empresas acessem os dados necessários para alocar adequadamente o orçamento de publicidade para áreas específicas para maximizar o reconhecimento e a receita da categoria de produto.
Como calcular o Brand Development Index (BDI)
No cálculo do BDI ou CDI, é fundamental a definição precisa do segmento em estudo. Os segmentos geralmente são limitados geograficamente, mas podem ser definidos de qualquer maneira para a qual os dados possam ser obtidos.
Divida o percentual do total de vendas da marca A no mercado X pelo percentual do total da população no mercado X e, em seguida, multiplique o resultado por 100 para obter o índice.
Ex: 30% do faturamento total da marca A é proveniente do mercado carioca. A população do RJ representa 15% da população total do País.
Assim sendo, temos:
(30÷15) X 100 No caso, a marca A tem um BDI no RJ de 200.
O que é considerado um BDI alto?
As empresas têm que medir tanto o CDI quanto o BDI para chegar a uma conclusão sobre um mercado. Existem 4 possibilidades:
- Alto BDI e Alto CDI
Neste caso, tanto a categoria quanto a marca estão indo bem. Por exemplo, se considerarmos a categoria Sabonetes sob esse Lux ou Dove, ambos terão um BDI alto. Isso indica que a empresa deve construir mais sobre a marca e deve estar no modo de extensão.
- Alto CDI Baixo BDI
Neste caso a categoria está indo bem, mas a marca não consegue capturar o market share desejado. Por exemplo, na categoria de sabonetes em um mercado específico, se a Margo não estiver indo bem, ela terá um BDI baixo. A empresa deve tentar atrair mais clientes e tentar ganhar participação de mercado.
- Baixo CDI Alto BDI
Quando uma categoria não está tendo um bom desempenho, mas mesmo assim algumas marcas estão indo bem. Por exemplo, o segmento de pó de talco que está degradando lagoas calmas está indo bem com cerca de 50-60% de participação de mercado. A empresa deve tentar reviver a marca ou alienar gradualmente o negócio.
- Baixo CDI Alto CDI
Quando uma marca e uma categoria não estão tendo desempenho, nesse caso, a marca deve sair rapidamente do negócio. Por exemplo, Spinz ou Yardley têm muito menos participação de mercado em uma categoria de baixo desempenho.
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sobre o autor
Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA
Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.
O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.
Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.
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