o que é branding?

O branding, ou gestão de marca, cuida de todos os pontos de contato entre um consumidor e uma marca. Em essência, branding é quem você é.

Branding é portanto uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa. O objetivo de um projeto integral de branding é alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor da marca.

É relativamente comum o branding ser confundido com brand identity ou identidade de marca. Brand identity trata das manifestações visuais da marca, logo inclusive.

Branding engloba a estratégia da marca, o que chamamos de brand strategy.

O universo do brand strategy  contempla tópicos como valores, identidade, missão, visão, proposta de valor, personalidade, propósito.

propósito da marca

Para determinar o propósito da sua marca, você precisa responder uma série de perguntas que vão além de generalizações do mercado, dos produtos ou serviços. Para entender a essência da sua marca, ou o seu DNA é preciso responder questões como:

  • Quais os seus princípios e valores essenciais?
  • Qual é a sua missão ou o seu Manifesto de marca?
  • O que o inspirou a construir esse negócio?
  • Por que você deseja oferecer esse(s) produto(s) ou serviços?
  • O que torna a sua oferta única?
  • Como é a cultura interna da sua organização?
  • Qual o seu senso de estilo profissional?
  • Quais as características do seu discurso comunicacional?
  • O que você gostaria que viesse a mente do seu cliente ao ouvir o nome da sua empresa/marca?
  • Como você gostaria que o seu cliente descrevesse a sua empresa/marca?

Somente após finalizada a fase de brand strategy, ou estratégia de marca, é que se segue para os tópicos seguintes como o naming (o nome), messaging e brand identity.

o que é branding?

branding ou gestão de marcas e ainda a própria realização de testes A/B são utilizados para identificar o que funciona melhor com o seu público e fazer uma comunicação mais assertiva devem estar previstos.

Como o público não compreende muito bem como isso funciona, é preciso apresentar informações e educá-lo.

  • –8 em cada 10 empresas atraem clientes pelas mídias sociais;

  • O Google, por exemplo, é extremamente útil para você monitorar os resultados de busca referentes à sua marca, às suas palavras-chave ou até mesmo a do seu concorrente.

    Agências de gestão de marcas são assim, no Rio de janeiro ou em São Paulo. Desenvolvemos campanhas de marketing digital matadoras para escalar as suas vendas e divulgar a sua marca.

    A Wyse tem como missão ajudar empresas e marcas em suas necessidades de negócios criando estratégias de marketing e branding vencedoras, seja no ambiente físico ou no ambiente online.

    Não deixe de conferir os serviços oferecidos na área de Branding. Desde a modelagem do negócio ao planejamento estratégico, segmentação e posicionamento.

    Porém, colocar dessa forma é muito simples, porque Marketing é a inteligência que é necessária para que uma empresa defina quais produtos ou serviços irão cativar um público-alvo.

    Vale ressaltar que o marketing também pode ser adotado por organizações que não visam o lucro, como instituições públicas e ONGs, por exemplo. Nesses casos, os objetivos do branding e do marketing em geral se voltam para o retorno em outras formas, como engajamento ou fortalecimento da marca.

    Isso é relativamente simples se observarmos o cenário onde ela se desenvolve. Essa fase foram os primeiros passos, quando ainda não haviam muitos produtos no mercado, nem tantas empresas concorrentes, e o consumidor ainda era imaturo em relação à publicidade.

    Gestão de Marcas e o sucesso nas vendas

    Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas para compreender as necessidades dos clientes e do mercado e atendê-las da melhor forma. Descubra o que é Marketing, as especialidades da carreira e as opções de curso para quem quer seguir esta profissão!

    Existem vários tipos de marketing. Diferentes estratégias, canais e abordagens podem ser adotados pelas organizações na gestao de marcas. E cada um deles pode servir para atingir diferentes objetivos, conversar com determinados públicos e suprir determinadas necessidades dos negócios.

    Gestão de Marcas e o Growth Marketing

    Marketing indireto se refere a divulgação da marca que não tem cara de propaganda. A intenção é que o público não perceba que se trata de uma ação intencional da empresa. Um ótimo exemplo é: fica fácil entender quando você pensa em uma das primeiras ações de divulgação em games: a inserção de quiosques do McDonald’s no jogo de empresas de gestao de marcas ou empresas de branding.

    Gestão de Marcas e o crescimento exponencial

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    Referências

    Marcos Figueira

    sobre o autor

    Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

    Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

    O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

    Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

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