como monitorar a marca em redes sociais

Como monitorar uma marca nas redes sociais

Afinal, como podemos monitorar uma marca nas redes sociais?

As redes sociais já fazem parte da estratégia de comunicação de 7 entre 10 empresas de médio e grande porte e, com isso, surge a questão natural do gerenciamento das marcas no ambiente online.

Atualmente, existem inúmeras ferramentas, pagas e gratuitas, que podem ajudar no monitoramento de uma marca ou tópico nas redes sociais online. Na verdade, as próprias redes sociais disponibilizam ferramentas de busca que permitem a observação e captação de comentários em tempo real.

Google, por exemplo, inclui comentários feitos em redes sociais em seus resultados de busca.

Google Alerts, por exemplo é uma ferramenta, das mais simples, que possibilita monitorar desde assuntos ou tópicos de interesse, pessoas, produtos ou, marcas.

Ferramentas já tradicionais, como o TweetDeck e o Hootsuite, permitem o monitoramento de diversos perfis ou palavras-chave.

Monitoramento avançado de marcas nas redes sociais

Lembre-se que mesmo que o público não esteja mencionando especificamente a sua marca, ele pode estar falando sobre o seu produto. É importante, portanto, monitorar tópicos que estejam também, de algum modo, associados a sua marca.

Para análises mais aprofundadas, que incluam métricas como volume de mençõesassociações de palavrasmensagens replicadasalcance das mensagensengajamentousuários mais influentes que interagem ou recomendam a marca, é recomendada a utilização de ferramentas mais sofisticadas, e pagas, que além de oferecer mensurações, podem garantir a coleta e o armazenamento de um número ilimitado de mensagens, provenientes de diferentes redes sociais.

Como referência, considere a ScupRadian6 e o Social Mention.

Scup

Radian6

Social Mention

Livebuzz

Aceita

Brand Viewer

Brandwatch

Buzzmetrics

Seekr

Socialmetrix

Sysomos

Trendrr

sobre o autor

Marcos G. Figueira
Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

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