estratégia de marketing

A estratégia de marketing é o plano abrangente formulado especialmente para atingir os objetivos de marketing da organização.

Ele fornece um plano para atingir esses objetivos de marketing. É o alicerce de um plano de marketing. É projetado após uma pesquisa de marketing detalhada.

Uma estratégia de marketing ajuda a organização a concentrar seus (escassos) recursos nas melhores oportunidades possíveis para aumentar as vendas.

Escolhendo o mercado-alvo

Por mercado-alvo queremos dizer para quem a organização deseja vender seus produtos. Nem todos os segmentos de mercado são frutíferos para uma organização.

Existem alguns segmentos de mercado que garantem lucros rápidos, existem alguns segmentos que podem ter um grande potencial, mas podem haver grandes barreiras à entrada.

Uma escolha cuidadosa deve ser feita pela organização. Uma pesquisa de marketing aprofundada deve ser feita das características dos compradores e das necessidades particulares dos compradores no mercado-alvo.


Reunindo o mix de marketing

Por mix de marketing entendemos como a organização se propõe a vender seus produtos. A organização precisa reunir os quatro P’s do marketing em uma combinação apropriada. Reunir o mix de marketing é uma parte crucial da tarefa de marketing.

Várias decisões precisam ser tomadas, como:

  • Qual é a combinação mais apropriada dos quatro Ps em uma determinada situação
  • Quais canais de distribuição estão disponíveis e qual deve ser usado
  • Qual estratégia de desenvolvimento deve ser usada no mercado-alvo
  • Como a estrutura de preços deve ser projetada

A importância da estratégia de marketing

• A estratégia de marketing fornece a uma organização uma vantagem sobre seus concorrentes.

• A estratégia ajuda no desenvolvimento de bens e serviços com melhor potencial de lucro.

• A estratégia de marketing ajuda a descobrir as áreas afetadas pelo crescimento organizacional e, assim, ajuda na criação de um plano organizacional para atender às necessidades do cliente.

• Ele ajuda a fixar o preço certo para os bens e serviços da organização com base nas informações coletadas pela pesquisa de mercado.

• A estratégia assegura uma coordenação departamental eficaz.
Ajuda uma organização a otimizar a utilização de seus recursos para fornecer uma mensagem de vendas ao seu mercado-alvo.

• Uma estratégia de marketing ajuda a fixar antecipadamente o orçamento de publicidade e também desenvolve um método que determina o escopo do plano, ou seja, determina a receita gerada pelo plano de publicidade.

Em suma, uma estratégia de marketing define claramente como uma organização atinge seus objetivos predeterminados.

Saiba que a Wyse pode ajudar a sua empresa no desenvolvimento de seu planejamento de marketing, na criação das suas campanhas e no monitoramento dos resultados. Nós já ajudamos centenas de empresas a alcançarem os seus objetivos.

Agende uma reunião e veja como podemos ajudá-lo.

Branding: o que a wyse pode fazer pela sua empresa ou marca

Marketing Digital: como a wyse pode ajudar a sua empresa a vender mais

sobre o autor

Marcos G. Figueira
Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

Link para esse artigo e melhore o seu SEO

Para melhorar o SEO do seu website é importante ter também links externos. Fique à vontade para referenciar e linkar para este artigo.