os 8 passos de uma comunicação de marketing eficiente

As empresas precisam desenvolver estratégias para melhorar a imagem da marca e o reconhecimento da marca. O aspecto importante da divulgação da marca e da imagem da marca é através da comunicação.

As empresas precisam estabelecer um canal de comunicação para conquistar os novos clientes e fidelizar os clientes existentes. Tal comunicação não se restringe apenas ao cliente, mas também aos stakeholders da rede de valor. A comunicação eficiente pode ser alcançada por meio de propaganda, promoção de vendas, exercício de relações públicas, marketing direto e marketing interativo.

Elementos do Processo de Comunicação

Processo de comunicação não deve ser o tráfego de sentido único. As empresas devem procurar desenvolver uma rede de comunicação na qual as empresas possam alcançar o cliente, mas o cliente também possa se comunicar efetivamente com as empresas. A tecnologia abriu muitos caminhos para realizar uma comunicação eficaz. As empresas contam com ferramentas tradicionais como jornal, televisão, rádio, telefone, outdoors e ferramentas modernas como internet, e-mails e dispositivos sem fio. A tecnologia tornou o processo de comunicação não apenas mais rápido, mas também reduziu todos os custos de comunicação.

São nove elementos, que compõem o processo de comunicação.

As duas partes são emissor-empresa e receptor-cliente. As ferramentas de comunicação são as mensagens e meios usados ​​para comunicar.

As quatro principais funções de comunicação são codificação, decodificação, resposta e feedback. Há ainda um último elemento: o “ruído”, que é qualquer interferência perturbando a clareza da mensagem.

Os remetentes devem codificar a mensagem de acordo com o público-alvo e usar a mídia apropriada. O receptor decodifica a mensagem, responde à mensagem e envia feedback para a empresa.

No entanto, a mensagem pode não ter efeito necessário se:

• O público-alvo pode optar por ignorar a mensagem, pois não chama a atenção;

• O público-alvo não pode fazer associação com a mensagem;

• O público-alvo responderá positivamente se a comunicação anterior tiver causado algum impacto.

Desenvolvendo Programa de Comunicação Eficaz

As empresas devem se esforçar no desenvolvimento de um programa de comunicação eficaz. O desenvolvimento de um programa de comunicação pode ser dividido em oito passos:

  1. O primeiro passo é identificar o público-alvo. Os públicos-alvo são o cliente existente ou os potenciais novos clientes. A identificação do público-alvo é essencial para um maior desenvolvimento e sucesso geral do programa de comunicação. Uma vez que o público é identificado, a próxima parte é avaliar a percepção atual da empresa ou da marca dentro do público-alvo. Com base nos resultados da análise do público, a mensagem deve abordar os requisitos.
  2. O segundo passo é definir objetivos específicos para a mensagem de comunicação dada. Esse objetivo pode ser melhorar a imagem existente, transmitir atributos ou incentivar um consumidor a agir. O objetivo pode ter uma resposta cognitiva, afetiva ou comportamental.
  3. O terceiro passo é o design da mensagem. O design da mensagem segue o objetivo da mensagem. O design da mensagem deve abordar os seguintes quatro pontos, conteúdo da mensagem, estrutura da mensagem, formato da mensagem e fonte da mensagem.
  4. A quarto passo é a seleção do canal de comunicação. O canal deve ser adequado para levar a mensagem ao público-alvo. Para as empresas farmacêuticas, seus vendedores são o canal mais eficaz para atingir o público-alvo de médicos, em vez de colocar outdoors.
  5. O quinto passo está relacionado com as estimativas financeiras de toda a despesa. As empresas precisam decidir o orçamento de promoções de vendas e outras atividades. Os métodos comuns seguidos são um método acessível, método de porcentagem de vendas, método de paridade competitiva e métodos de tarefa objetiva.
  6. O sexto passo é a decisão relacionada ao mix de comunicação. As empresas têm orçamento limitado, por isso precisam equilibrar os gastos entre publicidade, promoção de vendas, relações públicas, força de vendas e marketing direto. A escolha relevante do mix de comunicação depende muito do setor em que a empresa está operando.
  7. O sétimo passo mede os resultados do processo de comunicação. É muito importante que as empresas acompanhem atentamente os resultados do processo de comunicação. Os resultados podem ser aumento nas vendas, mudança de atitude ou imagem da marca.
  8. O oitavo passo é gerenciar o processo de marketing integrado. As empresas não podem se dar ao luxo de continuar com uma abordagem de meio para alcançar o efeito de comunicação desejado. As empresas devem integrar todas as ferramentas disponíveis para atingir um público mais amplo e comunicar de forma eficaz sobre a marca e os produtos.

A comunicação de marketing não pode ser considerada isoladamente. É parte integrante do processo geral de crescimento de qualquer empresa.

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sobre o autor

Marcos G. Figueira, PhD., MSc. e MBA

Sócio da Wyse e professor da Fundação Getúlio Vargas desde 2012 em cursos de MBA por todo o País.

O artigo é resultado de observações e experiências empíricas ao longo de 25 anos de prática profissional e baseadas em pesquisas e publicações em Journals acadêmicos de alto impacto, sempre Qualis 1 ou 2.

Em referências acadêmicas/bibliográficas por favor utilize: Figueira, Marcos G.

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