Como aumentar a sua criatividade

Como o truque do ‘não-tempo’ usado por Steve Jobs, Darwin e Einstein pode aumentar a sua criatividade

Escrever página após página, cumprir prazos e participar de reuniões intermináveis ​​pode fazer parte da descrição do seu trabalho no momento.

Se você trabalha com marketing, branding, design ou mesmo se está se dedicando ao empreendedorismo, a criatividade é o motor que leva ao sucesso. É a sua matéria-prima.

Em tempos em que muitos de nós ainda estão trabalhando remotamente, pode ser difícil aceder à sua faísca criativa, especialmente se tiver estabelecido uma rotina. A rotina é um aniquilador da criatividade.

No entanto, a resposta para turbinar a sua criatividade pode ser o oposto do que você espera.

O “não-tempo”, um segredo seguido por grandes mentes, de Steve Jobs, da Apple, ao cientista Albert Einstein, é a arte de não fazer nada além de pensar.

O jornalista, escritor e palestrante Steven Kotler, autor de “A Arte do Impossível” no início deste ano, cunhou o conceito de “não-tempo” como um período de “fazer uma pausa no bombardeio sensorial do mundo”.

Escrevendo para Ideas.Ted, Kotler disse que o não-tempo “é a hora de devaneios e distanciamento psicológico” e permite que “nosso subconsciente encontre associações remotas entre ideias”.

Ele também citou a importância de se afastar dos prazos, descrevendo-os de “kryptonita para criatividade” e destacando a importância da solidão.

“A pressão força o cérebro a se concentrar nos detalhes, ativando o hemisfério esquerdo e bloqueando a imagem do todo”, acrescentou Kotler. “Pior, quando pressionados, muitas vezes ficamos estressados.”

O não-tempo pode ser um termo cunhado por Kotler, mas grandes mentes, de Einstein a Nietzsche, passaram uma quantidade significativa de tempo fazendo nada além de pensar, enquanto Darwin também adotava ele mesmo um “caminho de pensamento”.

Steve Jobs era conhecido por procrastinar e especialistas sugeriram que isso o ajudou a atingir alturas vertiginosas na Apple.

Jobs também realizaria reuniões a pé, uma tática também usada por Mark Zuckerberg, do Facebook.

Outros CEO’s, incluindo Markus Villig, da Bolt, Sundar Pichai, do Google, e Jeff Weiner, do LinkedIn, gostam de caminhar longas distâncias até o trabalho.

Também existem maneiras de trabalhar a criatividade em seu trabalho diário, mesmo quando estiver trabalhando remotamente.

O especialista em comércio eletrônico e CEO da Diff Agency, Ben Crudo, afirma que a criatividade foi prejudicada à medida que as pessoas passaram a trabalhar em casa.

No entanto, Crudo afirma que trabalhar em sua aptidão mental e física e reservar um tempo para agendar conversas não estruturadas com colegas e gerentes pode reacender a sua criatividade.

Então, da próxima vez que você quiser preencher uma lacuna em sua agenda, talvez deva fazer uma pausa e reservar um tempo para apenas pensar – isso pode levar a um golpe do gênio criativo.

A Wyse é uma consultoria de marketing, marketing digital e branding estratégico. Ajudamos empresas a acelerar os seus negócios, conquistando clientes, incrementando vendas e gerando valor. Entre em contato conosco e agende uma reunião para saber como podemos ajudar a sua startup a crescer.

Você pode se interessar…